Prefeitura Municipal de Erechim - Festa di Bacco 2007 - Rainha e Princesas na Prefeitura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/174/festa-di-bacco-2007---rainha-e-princesas-na-prefeitura

29/12/2006

Festa di Bacco 2007 - Rainha e Princesas na Prefeitura

Festa di Bacco 2007 - Rainha e Princesas na Prefeitura

Festa di Bacco 2007 - Rainha e Princesas na Prefeitura
    A Comissão Social da Festa di Bacco 2007 – a Festa da Uva de Erechim – foi recebida no Salão Nobre pela Chefe de Gabinete do Prefeito, Maria Elisa Zordan Franceschi e subchefe Leandra Fabris. A recepção foi quinta-feira (29), à tarde, e a finalidade foi apresentar a rainha e princesas, e a programação. O sindicalista  do Sutraf (Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do alto Uruguai) Ademir Lira, presidente da Festa di Bacco 2007, esteve acompanhado da Rainha Jaqueline Testolin, 1ª Princesa Taís Caramalak Franszak e a 2ª Princesa Naiana Montini; do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo Elídio Cervo e da chefe do Departamento de Turismo Vanda Krepinski Groch. A Festa di Bacco teve a primeira edição realizada em 2001 e foi integrada ao calendário anual de eventos do município.
    A responsabilidade da organização é da Comissão da Uva, Prefeitura Municipal de Erechim, Sutraf-AU (Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai), Fetraf-Sul/CUT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul e Central Única dos Trabalhadores; Emater-Ascar (Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural/Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural), e Escritório Municipal da Emater.

Calendário
    O calendário da Festa di Bacco 2007 começa no dia 10 de janeiro com o lançamento oficial na propriedade do vitivinicultor Adilon Guarnieri, em Linha Batistela. Dia 20, às 10 h, será realizado o desfile de carros alegóricos pelas ruas centrais da cidade. No mesmo dia, às 20 h, tem o jantar/baile de abertura no salão de festas da Linha Batistela.

Comercialização
    No dia 27 de janeiro, ás 14 h, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, está marcada a festa de abertura, jogos, e o início da comercialização da uva, vinho, derivados da uva, e artesanato rural. Às 19 h, na capela do Seminário será celebrada a Missa da Uva. A comercialização segue pelos dias 28 e 31 de janeiro; dias 03, 07, 10, 14 e 17 de fevereiro, sempre no horário das 14 às 29 h.

Cavalgada
    A tradicional cavalgada antecederá a Festa de São Brás, marcada para o dia 4 de fevereiro na sede social da comunidade de Linha São Brás. Os cavaleiros sairão de Erechim  às 7h30m, do Parque Frinape. Às 10 h tem celebração de Missa na Capela São Brás e, às 12 h, almoço. Além dos cavaleiros, jipeiros, motoqueiros e colecionadores de carros antigos também estão integrados na programação da Festa di Bacco 2007.

Jantares
    Durante o período da safra da uva, entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro estão agendados vários passeios turísticos pelo Vale dos |Parreirais e jantares típicos nas propriedades de produtores de uva e vinho. As informações e reservas podem ser feitas no Castelinho pelo telefone 3522-3822 ou na Emater Municipal pelo telefone 3522-1352.

Calendário anual
    Durante o ano vários acontecimentos estão ligados a atividade da produção de uva e vinho em Erechim. Dia 31 de maio, às 14 h, no Centro Cultural 25 de Julho, será realizado o evento Vinho e Saúde; dia 3 de junho, no Castelinho, Degustação de Vinhos; dia 16 de junho, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Salete, no Bairro Três Venda, o Jantar 2º Festival do Vinho; Em 18 de julho, em Linha América, será desenvolvido o Encontro Regional de Produtores de Uva e Vinho. A promoção é da Emater Ascar e o Governo Municipal – através das Secretarias Municipais: de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Esporte e Turismo, e Sutraf-AU.