Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Barão do Rio Branco transforma protagonismo de crianças e profissionais em filme
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17394/escola-baro-do-rio-branco-transforma-protagonismo-de-crianas-e-profissionais-em-filme

07/12/2022

Escola Barão do Rio Branco transforma protagonismo de crianças e profissionais em filme

A proposta pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco está alinhada em desenvolver ações que contemplem o cuidar e o educar, visando a integralidade da criança, reconhecendo a Educação Infantil como um espaço de interações e brincadeiras, compreendendo e respeitando a complexidade dos envolvidos nos processos pedagógicos, permitindo que a permanência estendida na escola seja de significância, contextualizada e potente para os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil.

 

As diferentes manifestações culturais fazem parte do cotidiano infantil e neste ano, através do Projeto “EMEI Barão do Rio Branco: Vida, História e Encantamento”, buscou-se ampliar as vivências das crianças e profissionais, valorizando o Sentir (coração), Pensar (cérebro) e o Agir (atitudes), permitindo o desenvolvimento integral das crianças, respeitando as infâncias. Objetivando o protagonismo das crianças e dos profissionais que atuam no ambiente educativo, transformou-se a história do cotidiano escolar em um filme “Baronildo no Mundo de Oz”. 

 

A produção do audiovisual iniciou com a adaptação da história, baseada no clássico “O Mágico de Oz”, gravando em diferentes espaços da nossa cidade, editando, com olhar atento ao ser criança na sua essência, sendo apresentado na noite desta terça-feira (6), na Praça da Bandeira, cenário do Natal Erechim 2022, para as famílias e comunidade, com a colaboração de familiares, transportadores escolares, profissionais da área artística, além de empresas parceiras.

 

O diretor do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel, Juliano dos Santos, atuou como colaborador na direção dramática, texto e interpretação do filme que tem cerca de 20 minutos. “Fazer parte deste projeto é um grande orgulho. Me sinto feliz em poder contribuir para que a educação e a arte tenham cada vez mais sincronia e expressividade. Esse filme é o retrato de que é possível transformar realidades com o sentir, o pensar e o agir  de cada criança impactada pelo encanto de representar e sentir-se cidadã”, comentou.

 

História de amor e dedicação

 

A EMEI Barão do Rio Branco iniciou a sua trajetória educativa no ano de 2021 e as suas ações estão sendo construídas, elaboradas, planejadas e executadas por toda a comunidade escolar, viabilizando a participação de todos os atuantes envolvidos. Atualmente, estão matriculadas, aproximadamente, 560 crianças, de 2 a 5 anos, em 33 turmas, em turno integral (8 horas às 17 horas).

 

A diretora da Escola, Geovana Paiva comenta o envolvimento das crianças na produção. "Escrevemos mais uma página da nossa história, que foi escrita com muito amor e dedicação. A alegria das crianças está estampada em cada imagem, em cada sorriso e é por elas que tentamos fazer o nosso melhor", destaca a diretora.

 

“O encantamento está presente em nossa história de escola, e o filme irá ilustrar este ano de vida, história e encantamento que vivemos no contexto educativo”, comenta a coordenadora pedagógica, Chaiane Orso Neis.

 

“A recente história da EMEI Barão do Rio Branco está sendo construída por toda a comunidade educativa. As crianças tecem no cotidiano, juntamente com os profissionais, momentos lindos que precisam ser registrados. Através deste filme, o segundo ano da nossa escola, ficará eternizado”, explica a coordenadora pedagógica, Patrícia Segatti Martins.

 

Produção do filme

 

As gravações foram realizadas em diferentes locais da cidade: Praça da Bandeira, Prefeitura, Praça Daltro Filho, Praça Jayme Lago, Praça Júlio de Castilhos, Parque Longines Malinowski e Seminário Nossa Senhora de Fátima. Para os locais distantes, a EMEI Barão do Rio Branco contou com a colaboração voluntária dos transportadores escolares para realizar o deslocamento das crianças. Além da experiência de protagonizar um “filme”, as crianças divertiram-se nos passeios a diferentes locais.

 

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, comentou a importância da Comunidade Escolar nesse processo. “Essa praça cheia para assistir ao filme dos nossos estudantes é a prova que a comunidade escolar é forte e unida. Que os pais acompanham seus filhos e posso dizer, que essa história de quase dois anos da Escola Municipal Barão do Rio Branco me emociona e enche de carinho”, finalizou a secretária.