Prefeitura Municipal de Erechim - Filó Italiano resgata cultura, pratos típicos, músicas e costumes com muita alegria
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17361/fil-italiano-resgata-cultura-pratos-tpicos-msicas-e-costumes-com-muita-alegria

30/11/2022

Filó Italiano resgata cultura, pratos típicos, músicas e costumes com muita alegria

Está é uma iniciativa muito importante porque agrega pessoas, é um encontro de culturas. Erechim e as secretarias estão de parabéns porque pra mim, faz pouco que estou residindo em Erechim, isso é uma coisa fantástica, todo mundo ama, é maravilhoso”, afirma visitante Marlene Bombana


Resgatar e valorizar a cultura italiana dos imigrantes de Erechim, saborear pratos típicos e fomentar o turismo local. Esses foram os objetivos do 1º Filó Italiano da Linha Turismo Erechim realizado, sexta-feira (25), pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, em parceria com a La Piave Fainors, no Sítio Paraíso Encantado no Distrito de Jaguaretê. O ônibus da Linha Turismo ficou lotado de participantes.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, a parceria com a La Piave Fainors está sendo importante para qualificar as rotas e auxiliar na divulgação dos produtos turísticos do município.

Este é mais uma ação para promover o turismo local com a valorização da cultura dos nossos imigrantes italianos, que ajudaram a construir Erechim, aproveitando pratos típicos, músicas da época, e conhecendo um pouco de como eles viveram, construíram as suas famílias e o que legaram para os dias de hoje. Toda esta programação é realizada com muito acolhimento e alegria”, disse o secretário.

A anfitriã e moradora da comunidade do Distrito de Jaguaretê, Ilda Ferri, afirma que a iniciativa é muito importante porque háresgate da história, valores e a divulgação dos atrativos culturais.

Nos sentimos mais valorizados, buscamos resgatar a história dos nossos antepassados e esta iniciativa traz gente nova. Buscamos o passado para viver o presente e não deixar morrer a história. Está vindo muita gente e todo mundo que chega pergunta pra saber da nossa história, como a gente vive e se sente vivendo no interior. Até então, o pessoal que vivia no interior não se sentia tão valorizado como está sendo hoje, inclusive, a gente consegue levar momentos de alegria para pessoas que vem de fora, ter momentos de lazer, com sossego e tranquilidade”, disse a anfitriã, Ilda Ferri.

“Está é uma iniciativa muito importante porque agrega pessoas, é um encontro de culturas. Erechim e as secretarias estão de parabéns porque pra mim, faz pouco que estou residindo em Erechim, isso é uma coisa fantástica, todo mundo ama, é maravilhoso. Este local da família Ferri é sui generis, com tanto carinho e amor. Na minha infância eu usei todas as ferramentas e utensílios que aqui estão expostos, quem não visitou, venha, somos recebidos com tanto carinho. Parabéns para o município de Erechim que recebeu os prêmios em turismo e saúde, e para todos que colaboram e estão neste projeto de convivência tão amorosa da nossa cultura”, disse a visitante, Marlene Bombana.

Conforme a técnica em Turismo, Michele Sansigolo dos Santos, do Departamento de Turismo, o objetivo do Filó Italiano é incentivar e promover a preservação da cultura local. “Neste contexto, da etnia Italiana, é fator fundamental para o desenvolvimento turístico do município. Estamos resgatando os costumes, através do filó e dos cursos de língua e gastronomia italiana que estão sendo ministrados pela Fainors. A cultura e o turismo estão diretamente ligados. Esses, no entanto, devem ser fatores de inserção social e desenvolvimento econômico dentro das atividades turísticas”, observa.

E, acrescenta, “através da realização dos filós queremos difundir a cultura de raiz dos nossos imigrantes italianos, criando um calendário de eventos permanente na Linha Turismo Erechim e consolidando está atividade nos empreendimentos de turismo rural”.