Prefeitura Municipal de Erechim - Vacina contra HPV já está disponível para crianças e adolescentes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17182/vacina-contra-hpv-j-est-disponvel-para-crianas-e-adolescentes

31/10/2022

Vacina contra HPV já está disponível para crianças e adolescentes

Vacina contra HPV já está disponível para crianças e adolescentes

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal da Saúde já têm disponível a Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção de uma variedade de cânceres e outras condições em homens e mulheres. A campanha faz parte das ações em saúde do Governo do Estado, Secretaria Estadual da Saúde e Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS.

 

Devem se vacinar adolescentes de 9 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. É preciso estar acompanhado por pais ou responsáveis e apresentar documento de identificação, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação. Além disso, é necessário fazer a segunda dose da vacina após seis meses da primeira aplicação.

 

Locais de vacinação

 

A vacina está disponível na UBS Centro, junto a Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS), a antiga UPA, das 8h30 às 18h e nas demais Unidades Básicas de Saúde, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30.

 

Conforme a secretária de Saúde de Erechim, Eclesan Palhão, a vacina previne uma série de doenças que podem se manifestar na vida adulta. “É importante para prevenir precocemente doenças câncer como de colo de útero, de pênis e verrugas para que na vida adulta eles não tenham problemas sérios. Inclusive, é importante lembrar que é preciso das duas doses para garantir a prevenção”, explica a secretária.