Prefeitura Municipal de Erechim - Aproximar Poder Público dos futuros profissionais

https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/17114/aproximar-poder-pblico-dos-futuros-profissionais

07/10/2022

Aproximar Poder Público dos futuros profissionais

Aproximar Poder Público dos futuros profissionais
Aproximar Poder Público dos futuros profissionais

Palestra com estudantes de Ciências Contábeis da URI apresentou ações e programas em funcionamento na Prefeitura de Erechim, que agilizam os serviços públicos e abertura de empresas


Aproximar o Poder Público da comunidade. Esse foi um dos objetivos da palestra realizada pelodiretor de Desenvolvimento de Relações Institucionais e Socioeconômicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Tiago Lando, da Prefeitura de Erechim, aos estudantes de Ciências Contábeis da URI, no último dia 30 de setembro. O servidor público destacou as ações e programas da Prefeitura de Erechim que visam agilizar e facilitar a vida de quem quer empreender, abrir o próprio negócio.

É muito importante buscar orientações dos profissionais da área, por exemplo contador, quando se quer abrir uma empresa, justamente porque ele vai auxiliar numa parte fundamental, o preenchimento dos documentos necessários para abertura do processo de formalização do novo negócio”, explicou.

Uma das iniciativas da Prefeitura de Erechim, neste sentido, explica Tiago, que busca a eficiência dos serviços públicos, foi a adesão a Plataforma Tudo Fácil Empresas. “O objetivo deste sistema, todo integrado, é oportunizar rapidez e agilidade na abertura de novos negócios, e Erechim foi o 1o do Corede Norte e 5a no Estado a implantar este serviço”, afirma.

Conforme Tiago, em Erechim, agora, é possível abrir uma empresa de baixo risco, sem custos e de maneira ágil, fácil, sem burocracia, em casa ou do celular, em 10 “Erechim tem, atualmente, 232 atividades classificadas em grau de risco baixo que podem utilizar o módulo ‘Tudo Fácil Empresas’ pelos empreendedores locais.

O servidor público disse que a plataforma já está disponível e funcionando no município e mostrou e detalhou como acessar o serviço e abrir a empresa. “É preciso entrar no Portal de serviços da Junta Comercial do Estado (https://jucisrs.rs.gov.br/inicial) e seguir o passo a passo”, disse. Os acadêmicos acompanharam todos os passos e tiraram as dúvidas.

No fim da palestra, o servidor da Prefeitura de Erechim colocou a secretaria e a Sala do Empreendedor à disposição dos estudantes, contadores e empresários para esclarecer dúvidas e auxiliar na abertura dos futuros empreendimentos. “A prefeitura é parceira da comunidade está lá para orientar, auxiliar o empreendedor e, por último fiscalizar”, disse.

A palestra com o diretor de Desenvolvimento de Relações Institucionais e Socioeconômicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo foi desenvolvida dentro das disciplinas do Projeto Integrador, com a turma 2021, coordenada pela professora, Angélica Ferrari, e a turma 2022, realizada pelo professor, Edson Luis Kammler.