Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito Paulo Polis visita família Bertochi produtora de cítricos

06/10/2022

Prefeito Paulo Polis visita família Bertochi produtora de cítricos

Diferencial está na produção organizada, com vários tipos de cítricos, e a comercialização direta para o consumidor final, por meio das feiras municipais e do projeto Feira nas Escolas


O prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado do secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, e do chefe da Divisão de Apoio a Feirantes e Agroindústria, Tobias Biazi, visitou a propriedade rural da família Bertochi, localizada na comunidade Lageado Paca, na tarde de ontem (5).

O casal Ivanir Wilma Menegat Bertochi e Luiz Bertochi, e o filho, Fabrício Luiz Bertochi, cultivam cítricos numa área de 10 hectares, de um total de 12 hectares, sendo, atualmente, 5 hectares em produção.

“O diferencial da família Bertochi está na produção organizada, com vários tipos de cítricos, e a comercialização direta para o consumidor final, por meio das feiras municipais e do projeto Feira nas Escolas. A colheita é realizada de duas formas, a produção destinada às feiras é feita pela própria família, e a que vai para a indústria é terceirizada pela empresa que compra a produção”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski.

E, acrescenta, “eles têm uma fruta de qualidade e que chega diretamente ao consumidor, e isso traz receita boa para a família se manter no campo”.

O secretário, William Racoski, explica que a propriedade está bem estruturada, produzindo e gerando retorno financeiro, o que motivou o filho, Fabrício, formado e atuando como engenheiro trocar de profissão. “Ele trocou a profissão de engenheiro e resolveu seguir o caminho da família, ser produtor rural”, disse.

O município, ressalta o secretário William Racoski, tem produção agrícola bem diversificada, a exemplo da família Bertochi, que encontra espaço para comercialização dos produtos em feiras municipais, escolas e na compra da alimentação escolar.

Apoio, fomento e desenvolvimento da agricultura familiar

Na ocasião, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, caminhou pelos pomares, e disse que o município tem várias ações voltadas ao apoio, fomento e desenvolvimento da agricultura familiar, dentro do programa Investe + Erechim. “Uma dessas ações é a compra de alimentos da agricultura familiar pelas escolas municipais”, disse o prefeito.