Prefeitura Municipal de Erechim - Talk com RH para aproximar empresas do Poder Público
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17055/talk-com-rh-para-aproximar-empresas-do-poder-pblico

22/09/2022

Talk com RH para aproximar empresas do Poder Público

Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo promoveu evento com representantes dos Recursos Humanos para ouvir sugestões, apresentar ações realizadas e definir novas estratégias


Aproximar as empresas do Poder Público, ouvir sugestões, apresentar ações realizadas e definir estratégias para o desenvolvimento empresarial e do município de Erechim. Esses foram os objetivos do “Talk com RH” realizado, na tarde de hoje (22), na Incubadora Tecnológica de Erechim com representantes das empresas do setor de Recursos Humanos. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Estiveram presentes representantes das entidades parceiras e profissionais do setor de Recursos Humanos das empresas de Erechim.

Aproximar empresas do Poder Público

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, disse que o principal objetivo do evento é aproximar as empresas do Poder Público.

“Hoje temos cursos disponíveis de costureira industrial, solda, atendimento ao cliente, sobre mercado digital, elétrica industrial e predial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação, solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks voltado para área de computação gráfica, que abrangem a diversificada economia de Erechim. No entanto, o desafio é fechar turmas e evasão dos cursos depois de iniciar as aulas”, disse.

Ele ressaltou a importância do programa Investe + Erechim para qualificação profissional. “Investimentos pesados em capacitação profissional”, disse.

O secretário, Emerson Schelski, lembrou que até o fim do ano o município vai entregar mais um Distrito Industrial com 39 lotes para médias e grandes empresas. “Só com as empresas que irão se instalar ali, a previsão é que surjam 2 mil novos empregos. E hoje já estamos tendo problemas em encontrar profissionais qualificados. E no ano que vem temos também o Condomínio Industrial para micro e pequenas empresas em frente ao novo distrito, que vai abrir mais empregos”, explica.

“Lançamos a Plataforma Tudo Fácil que possibilita abrir uma empresa de baixo risco, de forma gratuita, totalmente automatizada, de maneira ágil, fácil e sem burocracia, em casa ou do celular, em 10 minutos”, disse o secretário Emerson Schelski. E, acrescentou, “então, hoje, é um dia extremamente importante porque queremos ouvir de vocês sugestões, avaliações, para melhorar ainda mais nossas ações”.

Ampliar a parceria com as empresas

O diretor da Diretoria de Cursos, Delnei Fialho, destacou a parceria do Poder Público com as empresas e a necessidade de ampliar a relação com o setor privado. “Temos dificuldade em identificar o público que necessita ser treinado e, consequentemente, ser encaminhado para o mercado de trabalho, então, nós precisamos que as empresas nos ajudem nesta tarefa para que sejamos mais efetivos”, afirma.

Cadastro Único

A secretária de Assistência Social, Clarice de Moraes, ressaltou a importância de incluir o público do Cadastro Único, que também tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho. “Fazer alguma ação para atingir estas pessoas também”, disse.

Papel da secretaria

“O papel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo é atrair investimentos, fomentar o empreendedorismo, inovação, turismo, oferecer qualificação profissional, ou seja, é fundamental para o crescimento econômico do município”, disse a secretária adjunta, Berenice Didoné.

A secretária adjunta, Berenice Didoné, apresentou, detalhadamente, os tipos de cursos realizados pelo programa Qualificar Erechim + Empregos na 1a , 2a e 3a edições, em 2021 e 2022, com a quantidade de horas-aulas, número de turmas, alunos e formados. “Entre as três edições foram 3156 horas, 247 formados e investimento total de R$ 456.539,00 em qualificação profissional”, explicou a secretária adjunta.