Você está em: Home / Notícias / A natureza expressa o que o corpo almeja: Letícia Sabatella abre o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

MEIO AMBIENTE
22 de Setembro de 2022

A natureza expressa o que o corpo almeja: Letícia Sabatella abre o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente

Na noite de quarta-feira (21), no Centro Cultural 25 de Julho, foi realizada a abertura oficial do 19º Fórum Regional de Meio Ambiente com o tema “Meio Ambiente e Bem-Estar: a Natureza te abraça”. Estiveram presentes o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; o secretário e a adjunta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e Carla Orso; membros do Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal Longines Malinowski; vereadores; secretários de Governo; a Corte da Frinape composta pela rainha Nathália Gonçalves Spagnol e as princesas Laura Skomra Pezzin e Sabrina Boller, junto às princesas étnicas; convidados; representantes de entidades, parceiros e apoiadores e imprensa. Antes da abertura oficial, o público foi recepcionado com a apresentação cultural da Banda os Afluentes.

Para a rainha da Frinape, poder recepcionar as pessoas em uma noite onde o meio ambiente é foco principal dos debates é de grande valia. “Todos temos, enquanto seres humanos, obrigação em preservar o meio ambiente. É uma honra estar aqui vendo tantas pessoas unidas por uma causa tão nobre. Em nome da corte da Frinape reforço o nosso comprometimento em cuidar, preservar e manter os recursos naturais para esta e para as gerações futuras”, disse Nathália Spagnol.

Representando o Poder Legislativo, a vereadora Sandra Picoli reforçou que não há prova maior da divindade do que a própria natureza. “A defesa do meio ambiente e tudo que o envolve é uma das tantas causas pelas quais devemos lutar. Hoje foi um grande dia de celebração a esta causa. Iniciamos com o plantio de árvores do Parque Arvoredo e estamos finalizando as atividades do primeiro dia da Semana de Meio Ambiente extremamente confiantes que ainda há esperança de que teremos um mundo melhor”, destaca a vereadora.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, que discorreu brevemente sobre os programas e projetos da pasta, o meio ambiente fornece todos os recursos para a sobrevivência, e para que ele continue fazendo isso, é preciso cuidar do planeta. “Dessa forma, o cuidado é extremamente fundamental não apenas para os seres humanos, mas para todos os seres vivos que habitam nele. É dever de cada um de nós zelar pelo planeta. Ele é nossa riqueza, repleto de vida e sua preservação é uma questão de existência”, pontua Cristiano Moreira.

Finalizando os pronunciamentos, o vice-prefeito Flávio Tirello, destacou a importância de oferecer atividades voltadas para a sustentabilidade e meio ambiente para a população. “Promover ações que demonstrem a importância de preservar o meio ambiente é essencial para gerar uma conscientização da população e, aos poucos, mudar pequenos hábitos que fazem a diferença. A conservação dos ecossistemas é essencial para garantir o equilíbrio e fluxo dos serviços ambientais que sustentam a vida no planeta. O nosso desafio, enquanto gestores públicos é equilibrar o crescimento econômico com equidade social e preservação ambiental, e isso, podem ter certeza é viável com planejamento, bons projetos e várias equipes comprometidas. É possível sim que meio ambiente e economia andem lado a lado, promovendo o crescimento e desenvolvimento sustentável da nossa Erechim”, reforça o vice-prefeito.

Após os pronunciamentos oficiais da noite, o tão esperado momento com a palestra de uma das atrizes mais ativas no movimento de direitos humanos, atuante em diversas frentes ambientais, com temas relacionados a natureza sua conservação e manutenção dos recursos ecossistêmicos, Letícia Sabatella, que abordou o tema "A natureza expressa o que o corpo almeja".

“Estamos vivendo em um momento que é preciso refletir que cidade queremos para nós. Que rua queremos caminhar e com quem queremos trilhar esse caminho. Aqui em Erechim eu senti todo esse comprometimento com o meio ambiente e tudo que o permeia. Além disso, o Brasil tem a capacidade técnica e os recursos naturais para ser vitorioso no novo ambiente econômico mundial pautado pela necessidade de evitar o aquecimento global e alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Mas o sucesso do Brasil nesse ambiente dependerá, de forma crucial, da prioridade política e da urgência que os próximos governos deem à agenda da sustentabilidade, do fim célere do desmatamento e das ações públicas que venham a conservar e preservar o meio ambiente e seus povos”, finaliza a palestrante da noite Letícia Sabatella.