Prefeitura Municipal de Erechim - Mano Lima e desfile temático encerram Festejos Farroupilhas de Erechim 2022
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17044/mano-lima-e-desfile-temtico-encerram-festejos-farroupilhas-de-erechim-2022

21/09/2022

Mano Lima e desfile temático encerram Festejos Farroupilhas de Erechim 2022

Esta terça-feira (20), feriado da Revolução Farroupilha foi marcada por ações de Orgulho as tradições Gaúchas. No início da tarde, mais de mil pessoas participaram do Desfile com o tema dos Festejos Farroupilhas 2022, “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, tendo destaque para beleza das etnias sendo representadas pelas entidades de Erechim. O desfile também contou com 230 cavalos, de forma organizada e passados pela inspeção e emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), com acompanhamento da médica veterinária Luana Nicolau. O percurso foi da Praça da Bandeira até a Praça Jayme Lago, onde junto a uma mateada, aconteceu a solenidade de encerramento da programação e extinção da Chama Crioula 2022, acompanhada por autoridades civis e militares. Logo após, o público que lotou a praça acompanhou um show do cantor nativista Mano Lima.

 

A programação que iniciou no dia 11 deste mês, foi organizada pela 19ª Região Tradicionalista (RT), com apoio do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA) e da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. Os Festejos Farroupilhas 2022 marcaram o lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas que fica na Rua Josefina Dalla Rosa, no bairro Boa Vista. “O fundador do ICBA, seu Zulmir José Sotoriva sonhou com esse espaço há mais de dez anos. Um passo histórico para o tradicionalismo erechinense, um projeto construído por muitas mãos”, destacou a presidente do ICBA, Tatiana Santin.

 

Durante a programação, as entidades tradicionalistas da cidade receberam atividades para marcar o mês dos Festejos Farroupilhas. No futuro Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas se apresentou o tradicionalista Joca Martins; no CTG Galpão Campeiro foi o grupo Os Serranos; no CTG Recanto do Quero-quero o grupo O Som do Sul; e o CTG Sentinela da Querência reuniu 119 competidores nas modalidades individuais, que incluem dança de salão; declamação; gaita e solista vocal; e 24 invernadas de danças tradicionais nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana durante o 5º Festiart Bota Amarela. “Pensamos em atividades que toda comunidade pudesse ter acesso e reforçar a importância de cultivar as tradições gaúchas”, destacou a secretária de Cultura e Esporte de Erechim, Carla Talgatti.

 

Homenagem ao patrono

 

O tradicionalista Luiz Elgar Hepp, de 71 anos, patrono dos Festejos Farroupilhas de Erechim 2022 recebeu um pergaminho como homenagem pela contribuição à cultura gaúcha. “Reconhecemos nestes Festejos Farroupilhas, o trabalho de muitas pessoas e entidades em cultuar e manter viva a nossa tradição”, destacou o coordenador da 19ª RT, Aldair Menosso.

 

Orgulho de ser gaúcho

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou da importância de passar o orgulho e as tradições do nosso Estado de pai para filho. “É tão bonito ver nossos pequenos de prenda e peão. Essa data é para evidenciarmos a nossa riqueza cultural, como o nosso churrasco, o chimarrão, as indumentárias, as músicas e o amor pelo nosso Rio Grande”, finalizou o prefeito.