Você está em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde de Erechim destaca a importância do SUS

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

SAÚDE
19 de Setembro de 2022

Secretaria de Saúde de Erechim destaca a importância do SUS

Hoje, dia 19 de setembro, o Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS, um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, completa mais um aniversário.

Em 1990 foi sancionada a Lei 8080/1990, que organizou as ações e serviços do sistema em território nacional. São 32 anos de concretização de um sistema comprometido em atender todo cidadão com universalidade, integralidade e equidade. É momento de comemorar, relembrar sua história, destacar conquistas e ressaltar desafios e os avanços atingidos.

Antes de sua criação não existia acesso para todo mundo, e a assistência estava restrita a quem tinha emprego formal. A saúde pública estava ancorada no Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Só quem contribuía com a Previdência podia acessar e usufruir os serviços de saúde. E este era restrito a cura das doenças, não haviam práticas sanitárias de prevenção e promoção à saúde.

“Ademais, o SUS é considerado o maior exemplo de inclusão social do país. Já avançamos muito e podemos chegar mais longe. Nosso sistema público de saúde é composto por todos, pela gestão, pelos usurários e pelos trabalhadores. Apesar de haver um grande hiato entre o SUS do papel e o da vida real, cada um tem uma contribuição na construção da saúde pública Brasileira. Viva aos 32 anos de existência do maior patrimônio do povo brasileiro, viva ao SUS”, destaca a secretária de Saúde, Eclesan Palhão.