Prefeitura Municipal de Erechim - Juntos salvamos vidas: 23ª Semana Municipal do Trânsito tem início em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17038/juntos-salvamos-vidas-23-semana-municipal-do-trnsito-tem-incio-em-erechim

19/09/2022

Juntos salvamos vidas: 23ª Semana Municipal do Trânsito tem início em Erechim

A 23a Semana Municipal do Trânsito foi oficialmente aberta, nesta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Erechim, com a presença do prefeito, Paulo Polis; do vice-prefeito, Flávio Tirello; do secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi; do homenageado, Roberto Luís Toldo; do presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, vereadores, representantes dos órgãos de segurança pública, entidades, imprensa e comunidade em geral. A programação vai de 19 a 25 de setembro, com o tema “Juntos salvamos vidas”.

“Convivência sadia e saudável”

Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a Semana do Trânsito é um momento de reflexão, para informar e conscientizar a população sobre a importância da colaboração de todos. “O respeito ao trânsito também gera uma convivência sadia e saudável”, afirma.

O prefeito Paulo Polis destacou, também, a iniciativa e as ações da Escolinha de Trânsito. “Os agentes são responsáveis pela fiscalização, mas além disso, eles realizam um trabalho de conscientização muito bonito com crianças e adolescentes nas escolas, e com adultos em empresas e prefeituras da região”, disse o prefeito.

Segundo o prefeito, a Semana do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e surgiu como aliada ao combate às mortes e aos acidentes que crescem a cada ano.

“Com isso, estamos na iminência de começar mais uma Semana Municipal de Trânsito no nosso município, que leva o slogan nacional de ‘Juntos Salvamos Vidas’. Os nossos objetivos na 23a edição é fazer com que todos se envolvam nesta causa e deixem o trânsito mais seguro”, disse.

“Homenagem ao meu pai”

Na abertura, o vice-presidente do Consepro, Roberto Luís Toldo, disse que estava feliz com a menção do seu nome como homenageado na Semana do Trânsito, mas que esta honraria é dirigida ao seu pai, Elírio Ernestino Toldo, que trouxe o Consepro para Erechim e teve intensa atuação na comunidade erechinense. “Com muito orgulho recebo esta homenagem ao meu pai Elírio Ernestino Toldo”, disse.

Segundo Roberto Luís Toldo, Erechim tem mais de 70 mil veículos cadastrados no Detran, que circulam diariamente em função do crescimento e desenvolvimento da cidade. “Sejamos facilitadores, que haja respeito no trânsito, que o motorista acione o pisca, cuide da faixa, e, é assim, nas pequenas ações diárias, e cada um de nós fazendo a sua parte, que vamos praticar a educação no trânsito e conquistar a humanização, que está em prática aqui em Erechim”, disse.

Ele ressaltou que as autoridades públicas e da segurança, agentes de trânsito, coordenadores, todos estão engajados e imbuídos no espírito de trazer melhorias. “Por fim, o principal, pedir a todos os motoristas e pedestres que respeitem as leis de trânsito, porque elas preservam vidas e resgatam o lema deste ano que é ‘Juntos salvamos vidas’”, destaca.

Trabalho educativo    

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, disse que a programação da Semana do Trânsito é voltada para conscientização e educação de motoristas e pedestres, com foco, neste ano, nos motociclistas.

“Para que se possamos ter um trânsito mais seguro aos pedestres, motociclistas e veículos. Neste ano, o tema é voltado as motocicletas, porque durante o período e no pós-pandemia, criamos o hábito de pedir comida e fazer a alimentação em casas, e isso ampliou muito o número de motos no trânsito de Erechim”, explica o secretário.

Segundo o secretário Mario Rossi, a intenção da Semana do Trânsito é fazer um trabalho educativo aos motoqueiros. “Para todos que usam motocicleta e, principalmente, para quem utiliza a moto como ferramenta de trabalho, para gerar mais segurança a estes profissionais, no trânsito e, também, às empresas que contratam estes motoboys, que fazem as entregas diariamente”, observa o secretário.

“Queremos mostrar que o trânsito tem que fluir com todos juntos e irmanados, imbuídos no mesmo pensamento e que o principal é a segurança de todos, pedestres, motociclistas e veículos. Para que o trânsito seja harmônico e que se diminuam os acidentes, drasticamente, principalmente com os motoboys, até pela pressa e agilidade que eles têm que ter para entregar os alimentos e outras entregas”, disse o secretário Mario Rossi.

A Semana do Trânsito é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito.

Programação

Dia 19/09/2022 (segunda-feira)

Abertura da 23a Semana Municipal do Trânsito - segunda-feira, as 9h, na Câmara de Vereadores de Erechim

Dia 21/09/2022 (quarta-feira)

-Palestras em empresas e na Escola Municipal de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi

-Escolinha de trânsito em escolas

- Blitz Educativa (manhã e tarde) na área central de Erechim

Dia 22/09/2022 ( quinta-feira)

-Palestras em Getúlio Vargas na E.E.E.F. Padre Manoel da Nobrega

-Escolinha de Trânsito

Dia 23/09/2022 (sexta-feira)

-Palestras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei

-Escolinha de Trânsito

Dia 25/09/2022 (domingo) – 13h30 às 17h30

-Praça Prefeito Jaime Lago

- Mateada

- Secretaria de Meio Ambiente (adoção de animais e doação de mudas)

- Secretaria de Assistência Social – arrecadação de agasalhos e alimentos

- Escolinha de Trânsito/entrega de folder educativo

- Exposição de carros de rali e caminhões e máquinas da Defesa Civil 

- Banda Marcial Professor Mantovani

- CFC Erechim

- Encerramento da programação