Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Castelinho: educação para construir autonomia, bem-estar e cidadania
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17034/programa-castelinho-educao-para-construir-autonomia-bem-estar-e-cidadania

16/09/2022

Programa Castelinho: educação para construir autonomia, bem-estar e cidadania

Programa atende no contraturno cerca de 1290 estudantes do Ensino Fundamental e 3390 da Educação Infantil no turno escolar, com projetos de banda escolar, basquete, dança gaúcha, dança livre, futsal, handebol, inglês, karatê, robótica, teatro, voleibol, musicalização, vivências e práticas corporais


Aumentar as oportunidades e reduzir as diferenças sociais e culturais. Esses são os principais objetivos de todos os investimentos realizados pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Educação, na área de educacional. A lógica da administração municipal é investir no capital humano, na formação e autonomia das pessoas, para que elas possam, com saúde, conhecimento e valores, contribuir para a melhora da estrutura econômica, social e cultural. E um exemplo disso tudo é o Programa de Educação Integral Castelinho.

Educação Integral – desenvolver todos os aspectos

Segundo a secretária de Educação, Verenice Teresinha Lipsch, a Educação Integral reconhece as especificidades do ser humano e procura desenvolver o estudante em sua totalidade, em todos os aspectos, intelectual, emocional, físico, social e cultural.

“Nesta perspectiva, o tempo integral tem sido significativo para o trabalho das diversas competências e potencialidades, tendo como objetivo o desenvolvimento global dos estudantes, considerando a diversidade do contexto histórico e cultural. Tendo como desafio a aprendizagem significativa, a emancipação, cidadania, a construção do conhecimento que possibilita torná-los sujeitos de sua aprendizagem”, explica.

10 competências

A Educação Integral está representada dentro do Sistema Municipal de Ensino pelo Programa de Educação Integral Castelinho, que tem por objetivo o desenvolvimento integral dos estudantes e priorizando as 10 competências básicas que orientam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Quais sejam, conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania”, comenta a secretária, Verenice Teresinha Lipsch.

Como ocorre?

Segundo a chefe da Divisão do Programa Castelinho, Sandra Elisabete Rosin, o programa Castelinho ocorre por meio de projetos e atividades ofertadas aos estudantes no turno regular e no contraturno escolar.

“O projeto está sintonizado com as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes e as matrículas são realizadas por adesão. O programa Castelinho atende no contraturno, aproximadamente, 1290 estudantes do Ensino Fundamental, e, 3390 estudantes da Educação Infantil no turno escolar”, observa.

Quais atividades?

Os estudantes do Ensino Fundamental podem participar dos seguintes projetos: banda escolar, basquete, dança gaúcha, dança livre, futsal, handebol, inglês, karatê, robótica, teatro e voleibol. E os estudantes da Educação Infantil são ofertadas atividades de dança, musicalização, vivências e práticas corporais.

Construir projeto de vida

Conforme a coordenadora do programa, Sandra Elisabete Rosin, com a realização destes projetos, em parceria com as escolas, comunidade e sociedade, espera-se garantir o acesso, permanência e a aprendizagem como princípio de transformação da realidade de cada estudante. “Contribuindo para a construção do seu próprio projeto de vida”, afirma.

Autonomia e bem-estar

“O Programa Castelinho é uma alternativa eficiente para desenvolver a autonomia, convívio social, bem-estar e a melhoria no processo de aprendizagem. A ideia é que por meio de atividades leves, dinâmicas e interessantes os estudantes tenham contato com uma vasta pluralidade de conhecimentos. Essa diversidade, com certeza, terá um impacto muito positivo na vida escolar e social dos estudantes”, disse coordenadora.