Você está em: Home / Notícias / Momento histórico para o Tradicionalismo erechinense

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
11 de Setembro de 2022

Momento histórico para o Tradicionalismo erechinense

Iniciam os Festejos Farroupilhas de 2022, que tem como patrono, Luiz Elgar Hepp, com a chegada da Chama Crioula Estadual e o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas. Programação (logo abaixo) itinerante vai até 20 de setembro

Erechim começa a viver, oficialmente, os Festejos Farroupilhas de 2022, que tem como patrono, Luiz Elgar Hepp. A cerimônia que deu início a programação ocorreu juntamente com a chegada da Chama Crioula Estadual e o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas, localizado na rua Josefina Dalla Rosa, no bairro Boa Vista, e um churrasco na vala.

Com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, o evento será realizado de 11 a 20 de setembro de forma itinerante, em parceria com as entidades tradicionalistas do município. A programação é organizada pela 19ª Região Tradicionalista (RT), com apoio do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA) e da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.

Grande passo

Na abertura, o patrono, Luiz Elgar Hepp, disse que estava triplamente emocionado. “Juntos conseguimos dar este grande e definitivo passo”, disse.

Momento histórico

A presidente do ICBA, Tatiana Santin, disse que o Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas terá 195.250 metros quadrados e que há mais de 10 anos se cogitava e falava em ter este espaço, e lembrou de Zulmir José Sotoriva, fundador do ICBA. “Ele muito me ensinou sobre ser e estar tradicionalista, dedico a ti Zulmir este momento. Projeto construído por muitas mãos. Este é um momento histórico”, disse.

Reconhecimento

O coordenador da 19ª RT, Aldair Menosso, agradeceu ao Poder Público municipal pelo empenho para que a área fosse destinada ao parque. “Iniciamos os Festejos Farroupilhas, com a chegada da Chama Crioula Estadual, que veio de Canguçu à pata de cavalo. E dizer ao Luiz Elgar Hepp, nosso homenageado, que foi escolhido por ser pessoa distinta entre nós e por tudo que senhor tem feito pelo Tradicionalismo”, disse.

Mesmos objetivos

“Eu estou aqui hoje para agradecer a vocês, por terem perseverança. Quando voltei a ser prefeito este processo estava arquivado, aí reativamos, reestruturamos e reencaminhamos e hoje estamos aqui todos reunidos. E se não tivesse a força de vontade, garra, persistência, de ficarmos juntos em torno do mesmo objetivo isso não iria acontecer. E, também, da parceria da Câmara de Vereadores e da comunidade de Erechim. Muito nos honra estar aqui hoje. E seguramente, ano que vem aqui já vai ter um belo parque, e vamos construir de forma coletiva, organizada, passo a passo, respeitando os limites de cada um, mas cada um fazendo a sua parte. Este parque será um espaço de paz e prosperidade. Este é um dia emocionante, ímpar, porque levou 10 anos para chegarmos até aqui”, disse o prefeito de Erechim, Paulo Polis.

O prefeito, Paulo Polis, encerrou citando os versos de Barbosa Lessa: “Brasil, pelo Rio Grande, conserve sempre esse homem, pois o respeito e a tradição a terra nunca consome”, disse.

Estavam presentes na abertura dos Festejos Farroupilhas secretários municipais, representantes do Poder Executivo, Legislativo, entidades civis, autoridades militares, órgãos de segurança, imprensa, representantes do Tradicionalismo e comunidade em geral.

Na placa da Pedra Fundamental está escrito: A comunidade de Erechim, através da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, fica honrada por poder participar da transformação de um sonho em realidade, a construção do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas.

  

Programação

11/09 – Domingo

Local: Rua Josefina Dalla Rosa – Bairro Boa Vista

Futuras Instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas

Horário: 10h

- Solenidade de Abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 de Erechim

- Chegada da Chama Crioula Estadual, conduzida a pata de cavalo oriunda da cidade de Canguçu

- Lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas

- Mateada

- Apresentação com JOCA MARTINS

- Churrasco assado na vala. Ingressos por adesão – informações e reservas (54) 99961-5745 Menosso e (54) 99982-1213 Cleusa

As pessoas que quiserem almoçar no local precisam levar cadeira, gazebo e apetrechos para o almoço.  

13/09 - Terça-feira

Local: Rua Isidoro Castilhos, 323, CTG Galpão Campeiro

- 20h: Jantar por adesão - informações e reservas (54) 99690-5567 Lucas e (54) 99982-2570 João

- 21h: Baile com OS SERRANOS – Acesso gratuito

16/09 - Sexta-feira

Local: RS-331 Km 2 – Bairro Demoliner, CTG Recanto do Quero-quero

- 20h: Jantar por adesão - informações e reservas (54) 99905-7133 Cleusa e (54) 99982-2821 Mauro

- 21h: BAILE com SOM DO SUL – Acesso gratuito

18/09 – Domingo

Rua Henrique P. Salomoni, 570, CTG Sentinela da Querência

09h: Festiart Bota Amarela – Festival Artístico Bota Amarela

Categoria Pré Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana

- Mateada (Traga sua cuia e a bomba)

Acesso gratuito

Almoço por adesão - informações e reservas (54) 99214-2038 Vanderlei

20/09 – Terça-feira

Local: Praça da Bandeira e Praça Jayme Lago

Horário: 14h

- Dia da Revolução Farroupilha: Desfile temático com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”

- Mateada

- Solenidade de Encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022 de Erechim

- Extinção da Chama Crioula 2022

- SHOW com MANO LIMA

Traga sua cadeira, cuia e bomba de chimarrão.