Prefeitura Municipal de Erechim - Programa 60 +: promover saúde, bem-estar e longevidade aos idosos
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17011/programa-60--promover-sade-bem-estar-e-longevidade-aos-idosos

09/09/2022

Programa 60 +: promover saúde, bem-estar e longevidade aos idosos

Projeto é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, no Ginásio Bela Vista (rua Benjamin Mosena, número 181. Informações (54) 3520-7009 - ramal 8973


A essência do Investe + Erechim, maior programa de investimentos da história do município, é melhorar a qualidade de vida das pessoas. E isso vem sendo feito pela Prefeitura de Erechim de muitas formas. Uma dessas iniciativas é o Programa 60 + para mulheres e homens com 60 anos ou mais de idade. O projeto é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h, no Ginásio Bela Vista (rua Benjamin Mosena, número 181. Informações (54) 3520-7009 - ramal 8973).

Voltado à prevenção, saúde e bem-estar

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o Programa 60 + é, totalmente, voltado à saúde e ao bem-estar dos participantes, com foco na prevenção de doenças. “Aqui eles realizam atividades diárias, ginástica laboral, academia, têm lazer e entretenimento, recebem palestras, aulas de alimentação saudável, informática, conversam, interagem, aprendem a se divertir, e isso faz muito bem para a saúde física e mental, reduzindo até, em alguns casos, a quantidade de remédios que tomam. O Programa 60 + é sinônimo de bem-estar e longevidade”, disse o prefeito.

Reforma do ginásio

Oginásio do bairro Bela Vista está recebendo melhorias, explica o prefeito Paulo Polis, para deixar o espaço ainda mais estruturado.Estamos fazendo reformas no ginásio, na pintura, acessibilidade e palco. As arquibancadas receberão acabamento de madeira para dar mais conforto. São várias ações para proporcionar mais qualidade de vida para quem utilizar este local”, observa o prefeito Paulo Polis.

Estrutura com profissionais qualificados

O ginásio do bairro Bela Vista foi escolhidopara ser a sede do Programa 60 + porque estava subaproveitado e tem área enorme para realizar as atividades. “É um local propício para o convívio social da comunidade, aqui tem toda a estrutura para os grupos do 60 + fazerem suas atividades num espaço amplo e com acompanhamento técnico deprofissionais qualificados, local agradável e seguro. Venha conhecer e participar”, disse o prefeito.

Socialização e ambiente acolhedor

Segundo a coordenadora do Programa 60 +, Clarisse Maronese, este um projeto incentiva a socialização dos idosos e, assim, assegura a realização dos seus direitos. “O Centro de Convivência do Idoso busca promover ações que garantam um envelhecimento ativo e saudável, bem como promovendo o seu bem-estar. Este programa foi articulado no plano de governo da atual gestão e teve sua formulação ainda no ano de 2021, iniciando as atividades neste ano”, explica a coordenadora.

Com um ambiente acolhedor e com muita interação, os integrantes do 60 + participam de atividades diárias, comenta a coordenadora Clarisse Maronese. “São aulas de dança, câmbio, ginástica e de tecnologia. A infraestrutura do espaço foi pensada, detalhadamente, para que ofereça todo o amparo necessário, com uma equipe técnica e administrativa que orienta e coordenada tudo o que ali é desenvolvido”, disse.

Viver a melhor idade

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, ressalta que o Centro de Referência e o Projeto 60+ são muito importantes por vários motivos. “Primeiro, porque diz respeito aos idosos, e segundo, porque proporcionam a possibilidade de envelhecer de forma segura, saudável e de maneira acolhedora”, comenta a secretária Clarice Moraes.

E acrescenta, “com as atividades e os encontros realizados, nossos idosos têm a oportunidade de viver sua melhor idade com muita alegria, além de assegurarmos o compromisso em garantir a eles seus direitos”.