Você está em: Home / Notícias / Lançada programação dos Festejos Farroupilhas de Erechim 2022

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
31 de Agosto de 2022

Lançada programação dos Festejos Farroupilhas de Erechim 2022

Na manhã desta quarta-feira (31), a imprensa foi reunida na sede da 19ª Região Tradicionalista (RT), para apresentação da programação dos Festejos Farroupilhas de Erechim 2022. A programação itinerante é organizada pela 19ª RT, com apoio do Instituto Cultural Bota Amarela (ICBA) e da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.

 

Os Festejos Farroupilhas 2022 serão o marco inicial do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas, conforme explica a presidente do ICBA, Tatiana Santin. “O espaço que temos permissão de uso desde maio deste ano pela Prefeitura de Erechim e Câmara de Vereadores tem 195.250m² próximo a RS-211, e terá finalidade folclórica para fomento a cultura e as tradições gaúchas”, explica a presidente.

 

Com o tema Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras, a programação vai ser desenvolvida de 11 a 20 de setembro. O patrono das atividades será o tradicionalista Luiz Elgar Hepp. “Estamos felizes com o retorno das atividades presenciais, dos bailes e de cultuar as nossas tradições gaúchas, que serão abertas à toda comunidade de Erechim”, destacou o coordenador da 19ª RT, Aldair Menosso. Confira a programação:

 

11/09 – Domingo

Local: Rua Josefina Dalla Rosa – Bairro Boa Vista

Futuras Instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas

 

Horário: 10h

- Solenidade de Abertura dos Festejos Farroupilhas 2022 de Erechim

- Chegada da Chama Crioula Estadual, conduzida a pata de cavalo oriunda da cidade de Canguçu

- Lançamento da Pedra Fundamental das futuras instalações do Parque Municipal de Eventos e Tradições Gaúchas

- Mateada

- Apresentação com JOCA MARTINS

- Churrasco assado na vala. Ingressos por adesão – informações e reservas (54) 99961-5745 Menosso e (54) 99982-1213 Cleusa

As pessoas que quiserem almoçar no local precisam levar cadeira, gazebo e apetrechos para o almoço. 

 

13/09 - Terça-feira

Local: Rua Isidoro Castilhos, 323

CTG Galpão Campeiro

- 20h: Jantar por adesão - informações e reservas (54) 99690-5567 Lucas e (54) 99982-2570 João

- 21h: Baile com OS SERRANOS – Acesso gratuito

 

16/09 - Sexta-feira

Local: RS-331 Km2 – Bairro Demoliner

CTG Recanto do Quero-quero

- 20h: Jantar por adesão - informações e reservas (54) 99905-7133 Cleusa e (54) 99982-2821 Mauro

- 21h: BAILE com SOM DO SUL – Acesso gratuito

 

18/09 – Domingo

Rua Henrique P. Salomoni, 570

CTG Sentinela da Querência

09h: Festiart Bota Amarela – Festival Artístico Bota Amarela

Categoria Pré Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana

- Mateada (Traga sua cuia e a bomba)

Acesso gratuito

 

Almoço por adesão - informações e reservas (54) 99214-2038 Vanderlei

 

20/09 – Terça-feira

Local: Praça da Bandeira e Praça Jayme Lago

 

Horário: 14h

- Dia da Revolução Farroupilha: Desfile temático com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”

- Mateada

- Solenidade de Encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022 de Erechim

- Extinção da Chama Crioula 2022

- SHOW com MANO LIMA

Traga sua cadeira, cuia e bomba de chimarrão.

 

A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, destacou a importância dos Festejos Farroupilhas para as entidades tradicionalistas, mas de maneira geral que possam envolver toda população. “Nossa intenção é levar a cultural gaúcha pra perto das pessoas, por isso a decisão de fazer as atividades de forma itinerante. Aproveitem e aproveitem os festejos”, declara a secretária.

 

Sobre o patrono

 

Luiz Elgar Hepp nasceu em 31/08/1951 no então município de Canguçu, hoje Cerrito na região Sul, onde viveu até os 18 anos de idade. Em 1971 ingressou no serviço público do Estado, na Brigada Militar, tendo prestado serviço em Erechim e outras cidades do Estado e ao aposentar-se adotou a cidade de Erechim como sua terra.

 

Gaúcho do lombo do cavalo, com fortes convicções na Tradição Gaúcha participou e participa ativamente no incentivo e prática da cultura Gaúcha. Em três gestões participou da Diretoria da 19ª Região Tradicionalista e com seus amigos fundou entidades tradicionalistas, fez divulgação da tradição e sendo seu ponto parte as cavalgadas.

 

Participando da busca da chama crioula em quase todas as edições pela 19ªRT, criou e organizou várias cavalgadas, sendo que as mais conhecidas são caminhos de Ferro, Costa do Inhandava etc.

 

Junto com Dari Schafer criou e implantou a chama Itinerante da 19ª RT, levando a chama na região homenageando uma pessoa ou entidade que se destaca na sociedade, única no Estado que liga os municípios sempre que possível a cavalo relembrando as formas de ligações antigas entre comunidades apaixonado pela história do Rio Grande do Sul, contribui com entidades tradicionalistas escolas e grupos sociais, dividindo seus conhecimentos acumulados,  andou a cavalo fazendo cavalgadas por quase todo o Rio Grande do Sul, parte de Santa Catarina e Paraná, sempre disposto a escutar e conversar com seus amigos que são muitos. Hoje ele é integrante do CTG Os Campêro da 19ª Região Tradicionalista do MTG.