Prefeitura Municipal de Erechim - UBSs reforçam atividade no Dia Nacional de Combate ao Fumo

29/08/2022

UBSs reforçam atividade no Dia Nacional de Combate ao Fumo

UBSs reforçam atividade no Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

Para marcar a data, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Presidente Vargas informa que quinzenalmente realiza encontros com grupo de fumantes, coordenados pela equipe de saúde e estagiários do Curso de Medicina da URI – Campus Erechim. O grupo tem o objetivo de motivar as pessoas que fumam a pararem de fumar.

Conforme a enfermeira Ana Paula Dal Bianco a participação do grupo é fundamental pois, segue um roteiro de orientações voltadas a fortalecer o participante a conseguir largar o hábito de fumar. Além de contar com atendimento individual para dar seguimento ao plano de tratamento para cada participante.

Outras ações são realizadas na UBS para motivar os fumantes a pararem de fumar, bem como alertar a população quanto os malefícios causados pelo cigarro. Entre elas, visitas domiciliares aos fumantes para motivar a participação do grupo e atividades de prevenção previstas em cronograma nas escolas e grupos da comunidade alertando sobre os malefícios que o uso do cigarro pode causar.

Dessa forma, a UBS deixa o convite aberto a toda comunidade que está querendo parar de fumar para a participarem do grupo. Informações de datas e horários dos encontros podem ser obtidas através das agentes de saúde. Vale destacar que todas as UBSs do município desenvolvem o projeto com objetivo de incentivar os fumantes a pararem de fumar.