Prefeitura Municipal de Erechim - Feira na Escola: “é muito gratificante e dá retorno, a gente vende muito bem”, diz feirante
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16964/feira-na-escola--muito-gratificante-e-d-retorno-a-gente-vende-muito-bem-diz-feirante

26/08/2022

Feira na Escola: “é muito gratificante e dá retorno, a gente vende muito bem”, diz feirante

Nesta sexta-feira (26) ocorreu a 2a edição na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, envolvendo todos os 1165 estudantes da Educação Infantil até o 9o ano


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti realizou a 2a edição da Feira na Escola - Incentivando a Alimentação Saudável, que envolve todos os 1165 estudantes da Educação Infantil até o 9o ano. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e ocorreu ao longo desta sexta-feira (26) no pátio da escola.


Feirantes - “Fazer feira na escola é muito bom”


“Fazer feira na escola é muito bom, eu estou gostando, é muito gratificante e dá retorno, a gente vende muito bem. O alimento vai direto para as crianças que aprendem a lidar com ele, conhecem outros tipos de alimentos mais saudáveis. Esta iniciativa é muito importante”, disse a agricultora, Marilice Mader, produtora orgânica de hortaliças e verduras.

“A cada edição da feira aumenta a participação dos alunos e as vendas”

Segundo Alisson Atolini, que vende queijos, leite, ricota, derivados de leite, a Feira na Escola está sendo muito importante porque ajuda a divulgar os produtos. “É a segunda vez que participamos aqui, já fomos em outras no Colégio São José, Medianeira, Paiol, e a cada edição da feira aumenta a participação dos alunos e as vendas”, disse.

“A Feira na Escola está trazendo cada vez mais novos clientes”

De acordo com o produtor, Fabrício Bertochi, que está no ramo da citricultura há mais de 10 anos e cultiva laranja valência, de umbigo, bergamota, participar da Feira na Escola é uma oportunidade de entregar o produto final diretamente para o consumidor, e que está valendo muito participar deste projeto. “A Feira na Escola está trazendo cada vez mais novos clientes para nós e divulgando os nossos produtos”, disse.

“A feira está sendo muito importante, a gente vende muito bem”

“A Feira na Escola é muito boa, os alunos são atenciosos e incríveis, a escola é muito receptiva, pra nós é muito importante e a feira está sendo muito importante, a gente vende muito bem”, disse Camila Fátima Sostisso, que tem uma agroindústria de panifícios.

“Esse é um projeto muito bom”

Segundo o produtor de hortaliças, Valmor Prestes, é a segunda vez que ele participa da Feira na Escola e está satisfeito com o resultado. “Está bom, dá retorno e tem movimento. Esse é um projeto muito bom pra nós produtores e para as crianças”, afirma.

“Geralmente vende tudo”

“É a primeira vez que a gente vem no Colégio Luiz Badalotti, mas participamos deste projeto desde que começou mas escolas. É muito satisfatório e bom ver o envolvimento das crianças, o interesse deles pelos produtos naturais e as flores. É algo diferente e que surpreende a gente, porque as crianças se interessam em ver e tocar as plantas, perguntam se pode cultivar ou deixar na água. Participar da feira está sendo muito bom, geralmente vende tudo”, afirma Andressa Calles, que faz parte da Associação de Floricultores do Alto Uruguai (Aflau) e comercializa diversos tipos de flores.

Alimentação saudável e divulgar agricultura familiar

Conforme o chefe da Divisão de Apoio a Feirantes e Agroindústrias, Tobias Biazi, o objetivo da Feira na Escola é divulgar os produtos da agricultura familiar. “A ideia surgiu depois de uma pesquisa na Feira do Produtor, que constatou que a grande maioria dos consumidores tinham mais de 60 anos, e aí decidimos trazer para as escolas para divulgar os produtores”, afirma.
Além disso, explica Tobias Biazi, a Feira na Escola visa incentivar a alimentação saudável, oferecer um produto que vem direto do agricultor para as crianças, a comunidade escolar, e, também trabalhar a educação fiscal.

Sucesso total

Segundo a diretora, Maria Salete de Moura Torres, o projeto Feira na Escola Luiz Badalotti, segunda edição, foi um sucesso total. Na primeira edição os feirantes esgotaram todos os produtos. Agora, nesta segunda edição, os feirantes vieram preparados com mais mercadorias. Há todo um trabalho pedagógico de preparação com as crianças e estudantes com relação à realização da feira na Escola envolvendo a importância da alimentação saudável (nos alimentarmos com verduras, legumes, sucos e frutas ) e de educação fiscal.

Explica a diretora. “Passamos os produtos que serão disponibilizados e a tabela de preços para os pais, responsáveis através dos grupos de WhatsApp. Com a feira montada, os estudantes têm a oportunidade de fazer as suas compras e levar para suas famílias”, observa.

“As crianças da Educação Infantil e em processo de alfabetização, trazem a sua listinha e o dinheiro para comprar, os professores e colaboradores auxiliam na hora da compra. Os estudantes maiores fazem as compras do que gostam, mas também levam para casa, para os pais, avós, então, realmente há uma educação alimentar e fiscal na Feira na Escola”, relata a diretora.