Prefeitura Municipal de Erechim - Incentivo ao artesanato local
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16939/incentivo-ao-artesanato-local

22/08/2022

Incentivo ao artesanato local

Artesãs e artesãos da Multiarte Erechim e da Associação do Artesanato terão dois estandes no pavilhão da Agricultura Familiar na FRINAPE 2022

 

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Erechim, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, acompanhado da assessoria e equipe técnica da secretaria, visitou a Casa do Artesão, localizada na Praça Júlio de Castilhos. Na oportunidade, o secretário comunicou, oficialmente, a participação das associadas da Multiarte Erechim e da Associação do Artesanato, que será disponibilizado dois estandes junto ao pavilhão da Agricultura Familiar na FRINAPE 2022. As entidades são cessionárias do espaço denominado “Casa do Artesão”, e a a cedência do espaço integra o convênio com a ACCIE para a realização da feira.

Feira do Artesanato

Na ocasião, o secretário Emerson Schelski comunicou que está sendo planejado a 1a Feira de Artesanato de Erechim, que será realizada no mês de março de 2023 na Praça Júlio de Castilhos e arredores. “Dois outros eventos estão sendo pensados para a promoção do artesanato local. Um deles é o Tour Kids, no mês de outubro, e o 1º Erechim: Essa Moda é Nossa, que deverá ser realizado em dezembro”, afirma.

“O artesanato é fundamental para as políticas públicas do turismo e do próprio desenvolvimento social e econômico, pois mostra a riqueza cultural de uma determinada região. Se trata de uma produção cultural que resiste as modificações impostas pelo tempo. Ficamos surpreendidos com a qualidade do artesanato em Erechim, são peças diferenciadas e de excelente qualidade”, afirma.

Além disso, explica o secretário Emerson Schelski, o artesanato é uma importante representação da identidade do município. “Por isso, estamos buscando meios de investir e incentivar o setor. A Secretaria Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo também está encaminhando melhorias para a estrutura da Casa do Artesão, aquisição de máquinas de costura para a realização de cursos de artesanato no local”, observa.