Prefeitura Municipal de Erechim - Ficou fácil empreender e abrir o próprio negócio
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16880/ficou-fcil-empreender-e-abrir-o-prprio-negcio

22/09/2022

Ficou fácil empreender e abrir o próprio negócio

Ficou fácil empreender e abrir o próprio negócio

Plataforma Tudo Fácil já está disponível e funcionando em Erechim e pode ser acessado no Portal de serviços da Junta Comercial do Estado (https://jucisrs.rs.gov.br/inicial)

 

Ficou muito fácil empreender e abrir um negócio de baixo risco em Erechim. Isso porque já está em funcionamento a plataforma Tudo Fácil Empresas, disponibilizada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo Descomplica/RS, Jucis/RS e Sebrae/RS. O objetivo deste sistema é oportunizar rapidez e agilidade na geração de novos negócios de baixo risco. Erechim é o 1o do Corede Norte e 4a no Estado a implantar esse serviço todo integrado.

Acessar o Portal da Junta Comercial do Estado

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o Tudo Fácil está regulamentado pela lei municipal 7.083/2022 e vai agilizar a vida de quem quer empreender, gerando mais emprego e renda para o município.

“A plataforma já está disponível e funcionando no município, para acessá-la é preciso entrar no Portal de serviços da Junta Comercial do Estado (https://jucisrs.rs.gov.br/inicial). Agora é possível abrir uma empresa de baixo risco, de forma gratuita, totalmente automatizada, de maneira ágil, fácil e sem burocracia, em casa ou do celular, em 10 minutos”, disse.

Conforme o secretário Emerson Schelski, o Tudo Fácil é um avanço no sistema Integrador Estadual da Junta Comercial do RS, no ambiente da Redesim, e envolve diversos órgãos responsáveis pela formalização de uma empresa, tais como, JUCISRS, CBM, FEPAM e Vigilância Sanitária, SEFAZ, entre outros.

“No novo módulo Tudo Fácil Empresas será possível conseguir a formalização plena da empresa, em minutos, de forma automática e gratuita. No final do processo, a empresa estará registrada com CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal e dispensa de licenciamento”, observa.

24 horas todos os dias da semana

No município de Erechim, afirma o secretário, tem atualmente 232 atividades classificadas em grau de risco baixo que podem utilizar o módulo “Tudo Fácil Empresas” pelos empreendedores do município. “Será possível formalizar empresas que exerçam essas atividades em poucos minutos, através de um sistema disponível 24 horas por dia, em todos os dias da semana”, comenta.

Mais uma ação do Investe + Erechim

“Esta é mais uma ação concretizada do programa Investe + Erechim, que torna nossa cidade ainda mais competitiva, oferecendo aos empreendedores locais ferramentas tecnológicas modernas alinhadas com os demais órgãos de registros e licenciamentos da União e do Estado”, disse o secretário.

Classificação

Além da regulamentação municipal, explica Emerson Schelski, foi a elaboração e implantação de tabelas de classificação do grau de risco das atividades econômicas em âmbito municipal e automatização das consultas de viabilidade. “Também, a aprovação da Lei Municipal de Liberdade Econômica junto ao Ministério da Economia Federal e a parametrização do sistema utilizado pela prefeitura e pela Junta Comercial”, destaca.

Erechim

Atualmente, Erechim tem mais de 15 mil CNPJs ativos e com a plataforma Tudo Fácil Empresas esse número deve crescer, porque será mais fácil abrir a empresa e mais negócios sairão da informalidade.