Prefeitura Municipal de Erechim - “Foi muito importante e o grupo ficou muito satisfeito”
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16727/foi-muito-importante-e-o-grupo-ficou-muito-satisfeito

27/06/2022

“Foi muito importante e o grupo ficou muito satisfeito”

Essa é a avaliação do presidente da Associação de Floricultores do Alto Uruguai (AFLAU), Marcos Rossarola, sobre a visita a Hortitec feira em Holambra, São Paulo, por grupo de 30 erechinenses


Aprimorar a produção, buscar novas tecnologias e fornecedores para diminuir os custos e aumentar a lucratividade. Esses foram alguns dos objetivos da visita a 27ª Hortitec, em Holambra, São Paulo, por um grupo de 30 horticultores de Erechim e membros da Associação de Floricultores do Alto Uruguai (AFLAU),

Conforme o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, a Hortitec é uma das maiores exposições da América Latina do ramo de horticultura e fruticultura do Brasil e do exterior. “Os produtores tiveram a oportunidade de acompanhar as novas tecnologias de plantio e cultivares, o que há de mais moderno nestes segmentos, e, também, ampliar os contatos com fornecedores de insumos e sementes, ver o que está ocorrendo de inovação neste mercado”, disse.

Segundo o presidente da Associação de Floricultores do Alto Uruguai (AFLAU), Marcos Rossarola, a participação na Hortitec foi muito importante, já que fazia três anos que o evento não ocorria em função da pandemia. “Lá encontramos tudo que tem de melhor em tecnologia, lançamentos, variedades novas para o mercado, desde flores até hortifrútis, verduras, frutas, tudo num só lugar”, comenta.

Marcos ressalta que o grupo ficou muito satisfeito com a visita a Hortitec, por poder conhecer as novas variedades de plantas, além de renovar o contato com fornecedores de insumos e sementes. “Foi muito importante e o grupo ficou muito satisfeito com a Hortitec. Agradecemos o apoio do secretário Racoski e do prefeito Polis, que viram a importância do nosso setor para Erechim e para o agronegócio do município, e conseguiram viabilizar esta viagem”, afirma.

O presidente da AFLAU destaca que todos os produtores trouxeram alguma novidade para o seu negócio, desde técnicas novas ou diferentes para serem aplicadas na propriedade, até sistemas de irrigação, informações e dados que visam diminuir os custos de produção, aumentar a produtividade e os lucros.

O produtor do Distrito de Jaguaretê, Rodrigo Pablo Strapazzon, disse que a viagem foi muito positiva e a Hortitec é uma feira extraordinária. “Sempre tem coisas novas para se aprender e a visita foi muito proveitosa para mim que produzo hortaliças hidropônicas, alface, rúcula, agrião, almeirão, tempero verde”, disse.

A Prefeitura de Erechim subsidiou a viagem a Hortitec com base na Lei Municipal Nº 7.095/2022. O apoio a feiras e eventos de qualificação profissional e promoção de novas tecnologias também faz parte do Investe + Erechim, maior programa municipal de investimentos público-privados que visa chegar a R$ 1 bilhão de investimentos nas áreas de educação, saúde, assistência social, qualificação profissional, tecnologia e infraestrutura.