Prefeitura Municipal de Erechim - “Cada um fazendo a sua parte, assim avançaremos”, disse Polis
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16595/cada-um-fazendo-a-sua-parte-assim-avanaremos-disse-polis

18/05/2022

“Cada um fazendo a sua parte, assim avançaremos”, disse Polis

Afirmação do prefeito, Paulo Polis, foi na abertura do evento em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil

 

Como combater o abuso e a exploração sexual de meninos e meninas? Esse foi o tema do evento realizado, na tarde de hoje (18), na Câmara de Vereadores de Erechim, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. O evento lotou o plenário e reuniu professores, representantes de entidades, profissionais da saúde, Assistência Social, conselheiros, secretários da administração municipal e comunidade em geral.

A programação foi organizada pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes.

“Não existe fórmula pronta”

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, no discurso de abertura, disse que o evento é fundamental por se tratar do maior patrimônio do município, as crianças e adolescentes. “Não existe fórmula pronta para lidar com este problema, contudo é muito importante trabalhar em rede, unidos”, observa.

Conforme o prefeito Paulo Polis, outro ponto significativo é fortalecer a base da educação, as entidades sociais, CRAS, CREAS, Assistência Social e, principalmente, trabalhar, orientar e criar as condições para a família se estruturar com emprego, renda para ter perspectiva de vida. “E o Poder Público está a todo o momento investindo e trabalhando para dar estas condições às entidades, instituições de ensino, saúde e às famílias do município”, observa.

Além disso, ressalta Polis, “é necessário mostrar o caminho do bem, uma concepção de vida para a família. Enfim, é o conjunto da obra que faz tudo acontecer, e todos precisam estar permanentemente vigilantes para prevenir qualquer tipo de abuso ou violência contra crianças e adolescentes”.

“Cada um precisa fazer a sua parte, porque a violência contra crianças é uma das maiores desumanidades, atrocidades contra a vida, e a prevenção é o melhor caminho. Que este dia sirva para dar uma chacoalhada em tudo, e olharmos como é possível fazer mais e melhor, corrigir algumas rotas, e, principalmente, fortalecer a atuação em rede”, disse o prefeito Polis.

O prefeito disse que o município é referência em muitas áreas e precisa ser também nesta questão da proteção de crianças e adolescentes. “E como diz o cartaz: faça bonito”.

Sensibilizar e mobilizar

Na abertura, a secretária adjunta da Assistência Social, Cristiane Rodrigues, disse que no mês de maio, e, especialmente no dia 18, as campanhas procuram sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta em defesa dos direitos da infância e da juventude, em todo o Brasil.

“Em 2022, 4.486 denúncias já foram registradas em todo território nacional. Em nossa cidade contabilizamos mais de 5 casos ocorridos até o momento, podendo parecer pouco, mas para aqueles que sofrem esta violação se torna muito elevado”, afirma.

“Cada um de nós é responsável por mudar essas estatísticas, tanto em nossa localidade quanto no Brasil. É importante firmarmos o compromisso de proteger e zelar por nossas crianças e adolescentes, pois sabemos que é a geração que irá nos suceder”, disse.

E, acrescenta, “nós, como Poder Público que pautamos as políticas públicas de assistência com CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e demais instituições, desenvolvemos este olhar de cuidado e zelo, mas temos consciência que levar até a comunidade a informação e, também, até essas crianças e adolescentes, se faz necessário”.

Prevenção

O presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, disse que estas atividades são de extrema importância para prevenir, conscientizar e evitar abusos de crianças e adolescentes. “Parabenizo a todos por este debate e façamos nossa parte para evitarmos estes problemas”, comenta.