Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura reforça importância da vacina anual contra a Influenza
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16592/prefeitura-refora-importncia-da-vacina-anual-contra-a-influenza

18/05/2022

Prefeitura reforça importância da vacina anual contra a Influenza

Prefeitura reforça importância da vacina anual contra a Influenza

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, destaca o porquê se vacinar contra a Influenza (gripe) todos os anos. Todo ano, as secretarias municipais, estaduais de Saúde e o Ministério da Saúde promovem campanhas de vacinação contra a gripe. Mas por que esse esforço de imunização contra o vírus Influenza é necessário anualmente? As pessoas devem se vacinar todos os anos?

Segundo a secretária de Saúde, Eclesan Palhão, a realização de campanhas anuais contra a gripe tem basicamente dois motivos. Um deles é o fato de o vírus Influenza ter muitas cepas diferentes. Neste ano, por exemplo, a campanha de vacinação contra a gripe oferece imunizantes que protegem contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B.

“A vacina contra Influenza é anual porque os vírus que circulam são diferentes, e ela precisa ser redesenhada para que pessoa crie imunidade. É diferente de outras vacinas em que os vírus não mudam tanto, como tríplice viral e hepatite”, explica a secretária.

Pela presença das variantes, a cada ano as vacinas são adaptadas para proteger as pessoas contra as cepas mais comuns. Outro motivo para as campanhas anuais é o fato de as vacinas contra a gripe não manterem sua eficácia por mais de seis meses. Como o momento de maior circulação do vírus é durante o inverno, em geral as campanhas são lançadas no início do segundo trimestre do ano, em abril.

“A imunidade para Influenza demora seis meses. É na época de maior transmissão viral que temos que estar com mais anticorpos. Ela é desenhada numa plataforma de modo que a imunidade máxima seja alcançada na mesma época de maior circulação viral e das temperaturas mais frias, quando pessoas tendem a ficar mais aglomeradas”, comenta Eclesan Palhão.

A titular da pasta da Saúde também reforça a importância do uso de máscara por pessoas que estejam com síndrome respiratória para sua proteção e dos demais.

Público-alvo

A vacina contra a Influenza, além de ser destinada aos idosos a partir de 60 anos de idade, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, crianças de seis meses até cinco anos, professores e policiais, está disponível para todos os públicos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Erechim, a partir desta quarta-feira (18).

Doses das vacinas  

As doses das vacinas contra a Influenza estão disponíveis em todas as salas de vacinação das Unidade Básicas de Saúde (UBS) de Erechim.

A população pode se vacinar, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 1630.