Prefeitura Municipal de Erechim - Mais de 400 obras aprovadas em 4 meses
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16566/mais-de-400-obras-aprovadas-em-4-meses

12/05/2022

Mais de 400 obras aprovadas em 4 meses

Prefeitura de Erechim agiliza aprovação de projetos


Um grande canteiro de obras. Esse é o resultado do empenho e agilidade na liberação dos projetos para construção civil realizado pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social.

Para o construtor, Airton Luiz Rossi, que está trabalhando na construção de uma casa de 125 metros quadrados no Bairro Arvoredo, atualmente, tem muita oferta de serviço. “Nunca esteve tão bom de serviço, como ultimamente. Se continuar assim está ótimo, só não trabalha quem não quer”, afirma.

Com boa parte da estrutura construída, ele deve entregar a casa pronta com 7 meses de trabalho, empregando pelo menos duas pessoas, uma permanente e outra conforme a demanda, além é claro do serviço dele.

O arquiteto, Fabiano Bartzsch, está acompanhando o projeto de duas obras no Bairro Arvoredo. “As obras no bairro aumentaram muito desde o início do ano. Nesta casa que estou coordenando, e não é grande, tem atualmente tem três pessoas trabalhando, e ainda vai entrar encanador, eletricista, toda parte de acabamento, então vai ampliar o número de funcionários”, explica.

E, acrescenta, “a construção civil movimenta muito a economia e ainda mais num bairro deste porte e novo como este, que está com uma estrutura muito boa. Com a liberação de projetos, geram-se muitos empregos, e só nesta casa deve contratar do início ao fim da obra até 10 profissionais que atuam na construção civil”.

O empresário da construção civil, Adilson Cavagni, está com 10 casas em edificação no Bairro Arvoredo e 12 profissionais terceirizados trabalhando nestes empreendimentos. “O mercado da construção civil aqueceu em Erechim, nestes quatro meses do ano, e um dos fatores foi a liberação dos projetos no Bairro Arvoredo, tanto os normais quantos os lotes sociais”, afirma.

Aumento de 26%

Segundo relatório do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Erechim (Sinduscon – Erechim), nestes quatro primeiros meses de 2022, foram aprovados 406 projetos para construção no município, um total de mais de 117 mil metros quadrados de área. O número é superior a 2021, em que foram aprovados, no mesmo período, 322 projetos num total de mais de 111 mil metros quadrados de área construída.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, explica que em 2022, houve um aumento de 26% na liberação de projetos, se comparado ao mesmo período de 2021. “Um crescimento muito expressivo”, disse.

Polis ressalta que esta elevação na aprovação dos projetos se traduz diretamente em geração de emprego e renda, movimentação econômica no comércio, serviços e construção civil. “Esses números se devem ao empenho dos servidores públicos e da equipe de secretários que não medem esforços para fazer a máquina pública andar e prestar o serviço que a população precisa”, afirma.

O prefeito Polis ressalta que a meta do município é avançar na modernização e desburocratização dos serviços públicos, fazendo com que os recursos públicos, a exemplo do Investe + Erechim, atraiam cada vez mais investimentos privados. “Por isso, a velocidade da entrega dos serviços públicos tem que ser muito próxima da velocidade dos investimentos do setor privado”, ressalta.