Prefeitura Municipal de Erechim - Estratégias para estruturar e fomentar inovação em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16534/estratgias-para-estruturar-e-fomentar-inovao-em-erechim

05/05/2022

Estratégias para estruturar e fomentar inovação em Erechim

Na avaliação do vice-prefeito, Flávio Tirello, a presença na South Summit, em Porto Alegre, é mais um passo importante rumo a estruturação do Polo Tecnológico no município

 

No segundo dia de South Summit Brazil, em Porto Alegre, além das palestras e eventos relacionados à inovação e tecnologia, a comitiva erechinense conheceu o Instituto Caldeira, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo conectar pessoas e iniciativas, ser um espaço destinado ao fomento de inovação.

De acordo com o prefeito, Paulo Polis, a participação de representantes de empresas, universidades e Poder Público no South Summit Brazil, é extremamente fundamental para o município de Erechim, que quer ser parceiro neste processo de desenvolvimento de inovação e tecnologia.

“Isso porque para estruturar a inovação tecnológica, segundo os bons exemplos já estabelecidos, é preciso criar uma rede colaborativa alicerçada na ‘tríplice hélice’, que envolve governo, universidades ou institutos e empresas. Para inovar é fundamental aproximar as empresas das universidades e atrair investimentos para que ocorra a inovação”, explicou o prefeito.

O vice-prefeito, Flávio Tirello, afirma que está sendo muito produtiva a participação no South Summit Brazil, a maior feira de inovação do mundo. “Estar nesta feira é relevante para buscar estratégias para estruturar e fomentar a inovação em Erechim, criar um hub local, um ecossistema propício para capacitar e desenvolver novas tecnologias, e aqui é o local certo para isso”, afirma Flávio.

“A feira reuniu todo setor de inovação e tecnologia, tudo que existe de atual e mais novo está presente no South Summit. Fizemos muitos contatos para projetos futuros e ali na frente esperamos colher esses novos frutos”, ressalta.

O vice-prefeito acompanhou a comitiva erechinense na visita ao Instituto Caldeira, referência no país para desenvolver talentos no setor tecnológico. “Estamos olhando os bons exemplos neste instituto, referência no Brasil, para serem aplicados na nossa realidade”, comenta.

E, acrescenta o vice-prefeito Flávio, “essa troca de experiências, essa busca por novos conhecimentos para o desenvolvimento tecnológico, empresarial e, principalmente, humano, está sendo muito positiva”.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, a presença na South Summit é muito importante. “A grande troca de informações, conhecimentos, está sendo muito positiva, porque Erechim planeja construir um Polo Tecnológico de Inovação, e esta feira é referência nesta área no mundo, e reuniu em Porto Alegre muito conhecimento, empreendimentos, negócios, iniciativas que podem servir de exemplo para Erechim”, comenta.

A visita ao Instituto Caldeira, comenta o secretário Emerson Schelski, foi muito boa, porque lá se pode conhecer a estrutura da instituição, programas, startups (empresas iniciantes) e objetivos do instituto, que em linhas gerais é impulsionar mudanças reais e significativas na realidade por meio da inovação. “Tivemos contato com muito conhecimento sobre inovação, referências, informações, que agora precisam ser colocadas no papel para ajudar a planejar e colocar em prática os processos de inovação no município”, afirma.

Instituto Caldeira

O Instituto Caldeira não tem fins lucrativos e tem como finalidade conectar pessoas e iniciativas, através de um hub de inovação e da comunidade que busca maior competitividade e o fomento do ecossistema da nova economia. Ele foi fundado por 42 grandes empresas do Rio Grande do Sul com o propósito é impulsionar transformações positivas e concretas no Estado por meio da inovação.

Está localizado em uma área de 22 mil metros quadrados no antigo complexo industrial que ainda abriga as caldeiras importadas da Europa por AJ Renner na década de 1920. Hoje, o Instituto Caldeira é um espaço destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação.