Prefeitura Municipal de Erechim - Investe + Erechim: município terá maior programa de preservação ambiental
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16524/investe--erechim-municpio-ter-maior-programa-de-preservao-ambiental

04/05/2022

Investe + Erechim: município terá maior programa de preservação ambiental

Investe + Erechim: município terá maior programa de preservação ambiental

 

 

O Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais será o maior da história de Erechim e visa preservar, conservar e requalificar mais de 4 mil hectares de terras agrícolas, vegetação rios e nascentes



Garantir um desenvolvimento sustentável para Erechim, atendendo as necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Esse é mais um dos objetivos do programa municipal Investe + Erechim, que já está em prática no município com muitas obras e ações. Um destes projetos é o Pagamento por Serviços Ambientais, que tem como principal função a preservação e conservação dos recursos hídricos, fontes, córregos e rios para o futuro dos erechinenses.

Ser sustentável

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o programa municipal Investe + Erechim tem a finalidade de desenvolver social e economicamente o município com a preocupação de ser sustentável e, por isso, está estruturado para atender as necessidades do presente sem prejudicar o futuro de Erechim.

“O Investe + Erechim pensa em como satisfazer as necessidades da população no presente, mas também, o que será preciso para atender a população no futuro. Detalhe importante, de maneira geral e interligada, olhando para a questão humana, social e econômica. Este programa está relacionado a todas as áreas, educação, saúde, tecnologia, comércio, indústria, serviços e meio ambiente”, explica.

Grande investimento

Dentro deste contexto, explica o prefeito Polis, o meio ambiente não poderia ficar de fora do Investe + Erechim, já que os recursos naturais são fundamentais para que haja produção de alimentos e produção industrial. “E por isto foi elaborado o Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais, um investimento público que gira em torno de R$ 13,5 milhões e que vai ressarcir agricultores, proprietários de terras, pela utilização das margens dos rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado”, explica.

Avanços

Todo este enorme programa de desenvolvimento humano, econômico, cultural e ambiental está sendo coordenado pelo vice-prefeito, Flávio Tirello, e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, em conjunto com as secretarias municipais.

O vice-prefeito, Flávio Tirello, afirma que a preocupação com as questões ambientais nestes 104 anos é fundamental, já que a falta de recursos naturais impacta diretamente no desenvolvimento socioeconômico.

De acordo com o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, o Programa Municipal de Preservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais terá metas para serem cumpridas que poderão ser verificadas por certificador independente.

Recuperar e preservar

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, explica que o programa terá adesão voluntária. “O produtor rural por meio de práticas e manejos de conservação e produção mais sustentável irão contribuir para melhoria e manutenção da cobertura vegetal em área de preservação permanente (APPs) e reserva legal (RL), para buscar o aumento da infiltração de água no solo”, explica.

Maior programa ambiental

O secretário, Cristiano Moreira, explica que o Pagamento por Serviços Ambientais será o maior programa de recuperação e preservação ambiental da história do município de Erechim e projeta preservar mais de 4 mil hectares. “O programa vai ‘comprar’ os benefícios (produtos) gerados pelo participante, num conceito de ‘provedor-recebedor’, e os pagamentos serão proporcionais à performance de cada propriedade”, explica. E, acrescenta, “todo produtor e propriedade podem participar do programa. Queremos que a propriedade rural e nossos agricultores sejam protagonistas desse processo”.