Você está em: Home / Notícias / Projeto desenvolve Educação Nutricional na EMEI Copas Verdes

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

EDUCAÇÃO
03 de Maio de 2022

Projeto desenvolve Educação Nutricional na EMEI Copas Verdes

Na última semana, foi realizada uma ação de Educação Nutricional junto à Escola Municipal de Educação Infantil Copas Verdes, projeto que envolve os Programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PSE (Programa Saúde na Escola).

 

A atividade contou com a participação da nutricionista Raieli Segalla, da estagiária de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Daniela Wilk, bem como da direção, professores e merendeiras da Escola.

 

A diretora da EMEI Copas Verdes, professora Miriam Poletto destaca a importância de momentos como esse no ambiente escolar. “O espaço foi organizado, oportunizando diversas possibilidades às crianças, como a exploração, vivência, experiência e experimentação com as frutas cítricas, descobrindo texturas, cheiros e sabores, observando cores, cortes e descasque”, explica.

 

Para finalizar a experiência foi preparada a receita de ‘refrigerante saudável’, com sucos de limão e de laranja, água com gás, cenoura e açúcar aos maiores de 3 anos, sendo que para os menores de 3 anos, foi substituído o açúcar pelas folhas da planta estévia para adoçar.

 

A nutricionista da SMEd, Raieli Segalla destaca a importância dos alimentos para a saúde como um todo. “O PNAE possui como uma de suas diretrizes, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo na vida adulta”, pontua.

 

A receita foi compartilhada com as famílias, sendo disponibilizada a todos que desejarem um delicioso refrigerante saudável.

 

Ingredientes:

- Suco de 4 laranjas maduras

- Suco de meio limão

- 2 cenouras médias

- Açúcar a gosto

- Água com gás gelada

 

Modo de preparo:

Bata o suco de laranja, o suco de limão, o açúcar e as cenouras no liquidificador, se necessário acrescentar um pouco de água mineral. Adicione a essa mistura o dobro de água com gás gelada. Prontinho! Está feito seu ‘refrigerante saudável’.