Prefeitura Municipal de Erechim - Educação no trânsito: conscientizar os futuros motoristas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16485/educao-no-trnsito-conscientizar-os-futuros-motoristas

26/04/2022

Educação no trânsito: conscientizar os futuros motoristas

Educação no trânsito: conscientizar os futuros motoristas
Educação no trânsito: conscientizar os futuros motoristas

Para que haja um bom funcionamento do trânsito, com fluxo e segurança para pedestres e motoristas, é necessário a colaboração de todos, ciclistas, motociclistas, pedestres e condutores dos veículos, afirma secretário Mario Rossi 

 

 

Buscar a conscientização de crianças e jovens, os futuros motoristas de Erechim. Esse é o objetivo das palestras realizadas pela equipe de Educação do Trânsito, que visam orientar e repassar informações aos estudantes do município sobre o funcionamento do trânsito, e, principalmente, proporcionar as referências teóricas para buscar condutores cada vez mais conscientes. No dia de ontem (25), foi a vez dos estudantes do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, que receberam informações sobre direção defensiva, travessia segura nas vias e segurança dos ocupantes do veículo.

A Educação do Trânsito é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; Coordenadoria de Segurança Pública e Proteção Social e Diretoria de Trânsito.

Atenção com celular, pedestres e motoristas

O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que a palestra foi direcionada para estudantes com 15, 16 e 17 anos, e trabalhou muito as questões de direção defensiva e comportamento seguro de pedestres. “Por exemplo, caminhar na rua com telefone celular tira toda a atenção das pessoas e pode causar acidentes graves envolvendo pedestres e motoristas”, explica.

Sempre com cinto de segurança

Na ocasião, os instrutores falaram, também, sobre conduta segura dentro do veículo quando ele está andando. “O uso do cinto de segurança é importante sempre, dentro e fora da cidade, e a principal função é salvar vidas”, afirmaram eles.

Dicas para quem usa bicicleta

Além disso, os instrutores da Educação do Trânsito orientaram como as pessoas devem proceder quando estão andando de bicicleta. “Não se deve andar de bicicleta sobre a calçada, para atravessar a faixa de segurança não pode ser embarcado nela, tem que ser empurrando. Como é um veículo lento tem que andar sempre do lado direito da pista, não pode avançar o sinal vermelho, tem que parar como os outros veículos. Na faixa de segurança, é obrigatório também parar e dar preferência aos pedestres, tem que seguir as mesmas regras de circulação dos outros veículos”, explicaram eles.

Por fim, o secretário Mario Rossi ressalta que para que haja um bom funcionamento do trânsito, com fluxo e segurança para pedestres e motoristas, é necessário a colaboração de todos, ciclistas, motociclistas, pedestres e condutores dos veículos.