Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de recuperação de recursos hídricos é apresentado a entidades
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16455/programa-de-recuperao-de-recursos-hdricos--apresentado-a-entidades

18/04/2022

Programa de recuperação de recursos hídricos é apresentado a entidades

Programa de recuperação de recursos hídricos é apresentado a entidades

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma apresentação às entidades, sobre o programa municipal de conservação de recursos hídricos.

Estiveram presentes o Comitê de Bacias Hidrográficas – Apuae Inhandava, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (COMPAM), Florestal do Alto Uruguai (FAU) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, o programa tende a tornar o agricultor protagonista na conservação ambiental, de modo a tornar a produção de alimentos mais sustentável.

“Trata-se de um programa aglutinador, de adesão voluntária no qual o produtor e sua propriedade por meio de práticas e manejos conservacionistas e/ou produção mais sustentável, contribuem para melhoria e manutenção da cobertura vegetal em APPs e RL de modo a aumentar a infiltração de água no solo, e sua disponibilidade qualiquantitativa, segundo o conceito provedor/recebedor”, disse.

O programa pretende a contribuir com a conservação e restauração dos serviços prestados pela natureza, especialmente de suporte, provisão e regulação das funções ecossistêmicas associadas aos mananciais hídricos. Também tem como uma das metas a melhoria da qualidade da água, através do incentivo à adoção de práticas conservacionistas de solo e água. Aumento da oferta de água (e sua garantia) para usuários da cidade de Erechim e comunidade regional, como conscientizar os produtores e consumidores de água à importância da gestão integrada de bacias hidrográficas.

A próxima etapa será a apresentação do programa nas comunidades que compõe as Bacias Hidrográficas de abastecimento de Erechim. O lançamento oficial do programa está previsto para o dia 05 de junho, alusivo ao Dia Mundial de Meio Ambiente.