Prefeitura Municipal de Erechim - Comunidade acompanha espetáculo 'A Paixão' na noite de Sexta-feira Santa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16453/comunidade-acompanha-espetculo-a-paixo-na-noite-de-sexta-feira-santa

15/04/2022

Comunidade acompanha espetáculo 'A Paixão' na noite de Sexta-feira Santa

O maior espetáculo a céu aberto da região do Alto Uruguai acontece há 15 anos. Com projeto idealizado e originado na cidade de Aratiba com a secretária de Cultura da época, Maristela Malaquias e do ator e diretor, Juliano San, iniciou-se então uma história que virou tradição nas sextas-feiras santas da região.

 

Fiéis de várias cidades do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina se deslocam para ver a saga de Jesus com atores de qualidade, que transferem a história bíblica em texto literário dramático. Uma união de artistas como os pioneiros deste espetáculo, do bairro Florestinha de Erechim e artistas e famílias de Aratiba que ajudam e colaboram com adereços e figurinos, concretiza-se a missão de que a arte se constrói na ajuda mútua para um propósito que traz um resultado humano e artístico incomensurável.

 

As cenas são tão reais que transportam as pessoas exatamente para 2022 anos  atrás, na sinestesia de sentir emoções fortes, o que leva à reflexão, à emoção e ao encantamento, sendo que no final do espetáculo acaba com Jesus voltando em aparição para os apóstolos, renovando a fé através da cena final de Tomé.

 

Luz, efeitos especiais, trilhas épicas, som e luz, câmeras de alta definição que levam as ações ao vivo para telões, o que facilita a visão dos espectadores com detalhes de cenas, a peça é um dos maiores eventos já feitos na cidade.

 

Antes do início da peça, sempre acontece uma procissão realizada com a parceria da Mitra diocesana, finalizando com a fala do Bispo representando a igreja católica, e em seguida palavras do também Bispo representante da igreja do Evangelho Quadrangular. Após as falas de aproximadamente 8 minutos de cada representante cristão, dá-se o início ao espetáculo, que tem duração de 1h20 minutos. 

 

O investimento para se ter uma qualidade de atuação de atores e estruturas que materializam toda esse "Show" que instiga reflexão e lágrimas é sempre patrocinado pelo poder público. Em 2022 a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte tornou real o espetáculo mais lindo de todos os tempos! Como sempre incentivador da educação e da cultura, o prefeito Paulo Polis e o vice-prefeito, Flávio Tirello, juntamente com o olhar artístico e humano da secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, fizeram valer a importância que veem na cultura regional, valorizando artistas e comunidades da nossa região.

 

Apesar de ter tido públicos que já chegaram 10.000 espectadores, dadas às circunstâncias de final de pandemia, a plateia lotou a praça Jayme Lago na atividade que integra a Páscoa Erechim 2022, marcando também o mês dos 104 anos de Erechim.