Prefeitura Municipal de Erechim - Pontapé inicial para grande aliança pela tecnologia e inovação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16449/pontap-inicial-para-grande-aliana-pela-tecnologia-e-inovao

13/04/2022

Pontapé inicial para grande aliança pela tecnologia e inovação

 

Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, falou sobre as estratégias para estruturar a inovação tecnológica no município e criar um ambiente propício de fomento a este setor


Criar uma grande aliança em prol da inovação tecnológica em Erechim. Esse foi o objetivo da reunião com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, no gabinete do vice-prefeito, Flávio Tirello, com a presença do prefeito, Paulo Polis; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski; a secretária adjunta, Berenice Didoné; os empresários, Darlan Dalla Rosa e Mário Cavaletti; presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo; o diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira e a coordenadora de Empreendedorismo Jovem, Maine Moreira.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, Alsones Balestrin, falou sobre as estratégias para estruturar a inovação tecnológica no município e criar um ambiente propício de fomento a este setor. O fundamental, segundo Balestrin, é criar uma rede colaborativa e alicerçada na “tríplice hélice” que envolve governo, universidades ou institutos e empresas.

Ele se colocou à disposição do município para dar o pontapé inicial neste processo, e que a vinda de recursos depende de projetos de inovação em empresas por meio das universidades. “É preciso unir empresas e universidades para atrair investimentos em inovação e, principalmente, ter um ambiente de colaboração. O governo do Estado tem uma política de incentivo com recursos à inovação para outras regiões do RS, além da região metropolitana”, afirma.

Balestrin sugeriu aos presentes que visitem o Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), que é um exemplo no Brasil em estrutura para o fomento tecnológico.

O vice-prefeito, Flávio Tirello, ressaltou que o objetivo do Poder Público é ser indutor deste processo para que futuramente a inovação possa andar sozinha no município. “Por isso é importante buscarmos recursos, neste momento, para fortalecer e ampliar o trabalho realizado pela Incubadora Tecnológica de Erechim”, disse.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, comentou que uma comitiva erechinense, com apoio do Poder Público, vai participar do South Summit 2022, que é um dos maiores eventos de inovação do mundo.