Você está em: Home / Notícias / Poder Legislativo e entidades reforçam o compromisso e apoio ao programa municipal Investe + Erechim

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

GERAL
01 de Abril de 2022

Poder Legislativo e entidades reforçam o compromisso e apoio ao programa municipal Investe + Erechim

A meta é atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados, nos próximos três anos

O programa municipal Investe + Erechim foi lançado, no Polo de Cultura da ACCIE, na noite de quarta-feira (30), com a meta de atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados, nos próximos três anos. A iniciativa envolve as áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, qualificação profissional e tecnologia.

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, que falou para uma plateia composta por empresários, comerciantes, representantes de entidades, servidores públicos e comunidade em geral, esse é um projeto de vanguarda, vigoroso e muito abrangente, que tem como essência melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Em síntese, o Investe + Erechim pode ser explicado da seguinte maneira, aplicação de recursos públicos para atrair investimentos privados”, afirma.

Polis apresentou o programa, em cerca de duas horas de explanação e explicações, pontuando, didaticamente, cada item das mais de 70 páginas dos projetos, programados ou que já estão sendo implementados.

Entre eles, Polis citou a conclusão do Distrito Industrial Davide Zorzi, Condomínio Industrial para micro e pequenas empresas, obras de pavimentação, implantação do Polo Tecnológico e de Inovação, qualificação profissional, apoio às feiras e eventos, auxílio aos empreendedores, subsídios públicos, simplificação de processos, internet rural, pagamento por serviços ambientais, ampliação do licenciamento ambiental municipal.

Além disso, ressalta Polis, o Investe + Erechim envolve melhorias em moradias, concessão de saneamento, CRAS Itinerante, programas para idosos, combate à violência contra a mulher, farmácia móvel, ampliações e novas UBSs, novo hemocentro, redução nas filas de cirurgias, novo complexo de UTI, novas escolas, mirante no final da avenida Maurício Cardoso, ginásio poliesportivo municipal e novas praças.

Poder Legislativo

Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Ale Dal Zotto, disse que o Poder Legislativo será parceira para realizar o plano nos próximos três anos ou até antes.“Será uma caixa de convergências para que o programa Investe + Erechim aconteça”, disse. E, acrescenta, “ele serve de exemplo para todos os municípios gaúchos, especialmente, da Amau”, afirma.

Unindústria

Para o presidente da Unindústria, Antônio Carlos Carbonari Júnior, o Investe + Erechim é uma proposta surpreendente, pensada estrategicamente. “A gente vê isso nas empresas, dificilmente no setor público, mas o Investe + Erechim tem isso, tamanha qualidade e envolvimento. E a nossa entidade estará imbuída para que isso aconteça”, afirma.

CDL Erechim

A presidente da CDL Erechim, Rosângela Spiazzi Truylia, parabenizou a todos os envolvidos pelo projeto. “E isso é a resposta que precisávamos polis, para o que a comunidade precisa em vários setores e segmentos, e tudo é uma cadeia. Se as crianças estão indo na creche, as mães têm oportunidade de trabalhar, uma coisa puxa a outra”, disse.

ACCIE e CODER

Segundo o presidente da ACCIE e coordenador do CODER, Fabio Vendruscolo, o Investe + Erechim é um projeto de governança colaborativa. “Que nós a sociedade, buscamos, precisamos e queremos”, disse. Ele ressalta que o olhar dos gestores públicos ao empreendedor foi muito grande, e é preciso enaltecer o empreendedorismo da cidade e da região. “Agradecemos porque tiveram este olhar para este setor que é fundamental para nossa sobrevivência, educação, geração de emprego e renda, pra colocar comida na mesa da família, e só tenho a agradecer ao prefeito. A ACCIE e o CODER estão à disposição”, disse.