Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim homenageado na Assembléia Legislativa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1637/erechim-homenageado-na-assemblia-legislativa

14/05/2008

Erechim homenageado na Assembléia Legislativa

Erechim homenageado na Assembléia Legislativa

    A Assembléia Legislativa do RS, em Sessão Especial, realizada às 14h30min, durante o Grande Expediente, homenageou o Município de Erechim, pela passagem dos 90 anos de emancipação, assinalados no dia 30 de abril. A iniciativa foi do deputado Gilmar Sossella (PDT). Uma delegação composta de lideranças erechineses de vários setores da comunidade acompanhou o prefeito Eloi Zanella e a primeira-dama Linir Zanella: vereador Marcelo Demoliner (PP) representou o presidente Anacleto Zanella (PT), o ex-prefeito Aristides Agostinho Zambonatto; a vereadora Carlinda Poleto Farina; Ernesto Amaral - Associação Comercial Cuiltural e Industrial de Erechim (Accie); João Pícoli, prsidente - Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul; Benito Bruschi – Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau); Nésio Alves Corrêa – o Gildinho - de Os Monarcas  a Orquestra Sinfônica de Erechim e o mastro Elírio Toldo; Airton Anselmo Calheiros, Conselheiro do MTG, pela 19ª Região Tradicionalista, e representantes das etnias Itaiana, Alemã Israelense e Polonesa. Na recepção na Sala da Presidência da Assemblélia Legislativa, os erechinenses estiveram acompanhados do Secretário Extraorinário de Relações Institucionais do Governo Yeda Crussius, Celso Bernardi, e pelo deputado Cássia Carpes, que já foi treinador do Ypiranga Futebol Clube.

Manifestações
    O deputado Gilmar Sossella destacou em seu pronunciamento o empreendedorismo, a determinação e a garra do erechinense. Vários deputados manifestaram-se, entre eles: Raul Pont (PT), que resgatou o trabalho do prefeito Eloi Zanella durante a elaboração da Constituição do RS, de 1989, perído que o atual prefeito era exercia o mandato de deputado pelo PFL. Pont representou o deputado Ivar Pavan que se encontra em Brasília; deputado Luciano Azevedo (PPS), que tem vínculos com Erechim por ser descendente da família Palma, Gilberto
Capoane (PMDB) agradeceu a participação dos erechionenses na sua eleição para deputado e chamou atenção para o potencial da região de Erechim; Zilá Breitenbach (PMDB) citou a criação da Agêncida de Desenvolvimento Regional tendo Erechim como líder do processo; Miki Breier (PSB); Jerônimo Goergen (PP). O presidente Alceu Moreira disse que Erechim é um icone da região norte do RS, “tal a audãcia e o empreendedorismo de seu povo”, cultura essa trazida da Europa pelas etnias.  
    No final da solenidade, a Orquestra Sinfônica de Erechim e músicos da Escola Municipal de Belas Artess apreentaram um arranjo especial para  Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e executou o Hino Oficial de Erechim, criação de Terezinha Becker Di Lélio e música do maestro Osvaldo Engelt. Encerrando a homenagem, o grande Gildinho e o gaiteiro Varguinhas, de Os Monarcas, acompanharam o cantor e compositor Leonardo na apresentação do Hino Nativista - Erechim História e Canto

Pronunciamento do Deputado Sossella
    Excelentíssimo senhor presidente da Assembléia     Legislativa, deputado Alceu Moreira.
    Excelentíssimos colegas deputados e deputadas.
Inicialmente quero saudar a todos que dedicam parte do seu tempo para aqui comparecer nesta tarde e prestigiar esta homenagem.
    Da mesma forma quero saudar quem nos assiste através da TV Assembléia ou nos ouve pela Rádio Assembléia, e também pelas ondas da Rádio Cultura Fm, do município de Itatiba do Sul.
    Saúdo o ilustríssimo prefeito municipal de Erechim, bacharel Elói João Zanella, no qual saúdo e cumprimento todos os prefeitos da grande região do Alto Uruguai.
    É com muita honra que recebemos vossa excelência nesta Casa. Aproveito para dizer que ter o seu nome registrado como ex-deputado estadual é motivo de engrandecimento para este parlamento.
    O senhor também é digno de reconhecimento por ser um homem comprometido com a austeridade no tratamento do dinheiro público.
    Saúdo o senhor Aristides Agostinho Zambonato, ex-prefeito  de Erechim, que fez um esforço enorme para atender nosso convite e aqui se faz presente.
    Através da sua pessoa quero saudar a todos os ex-prefeitos de Erechim.
    Saúdo o vereador Marcelo Demoliner, representante da Câmara de Vereadores de Erechim, através do qual quero cumprimentar todos os vereadores dos 32 municípios da região da Amau.
“Quem canta refresca a alma.
  Cantar adoça o viver
  Assim eu vivo cantando
  Prá aliviar meu padecer”
 
    Através deste verso de Cenair Maicá, quero saudar e cumprimentar os integrantes da Banda Sinfônica Erechinense, na pessoa do maestro Ilirio Toldo.
    Da mesma forma saúdo os integrantes da Escola Municipal de Belas Artes e os representantes das etnias de Erechim.
    Saúdo e agradeço a presença dos meus amigos, Gildinho e Leonardo, que acompanhados pelo Varguinha, Heleno Gimenes e Geraldo Trindade, também vão homenagear Erechim com o seu talento e a sua música.
    É com muita honra que ocupo este espaço para homenagear Erechim, um dos municípios mais prósperos e desenvolvidos do Rio Grande do Sul, que comemora 90 anos de emancipação. Esta tarefa é de grande responsabilidade e muito agradável.
    Destaco o pioneirismo, o espírito empreendedor, a determinação, a garra, a beleza e cultura de um povo ordeiro e trabalhador.
    Os imigrantes, que por lá aportaram em 1908, desbravaram a terra desconhecida e reconquistaram a dignidade longe da pátria-mãe.  Nestes 90 anos do município e 100 anos de colonização do Alto Uruguai, foram muitos os que contribuíram para que Erechim se tornasse a cidade pólo regional do Norte do Rio Grande do Sul.
    Minha admiração por Erechim ultrapassa fronteiras e quando sou convidado a falar sobre esta cidade, utilizo um verso do hino Erechim, História e Canto, composto por dois grandes nomes da música riograndense, Leonardo e Gildinho, os quais me permitam um verso para dizer onde fica Erechim:
“Quem passar pelo planalto com certeza
 Ao olhar para a mais bela natureza
 Há de ver campos de mel de guamirim
 Vai provar o mate da hospitalidade
 Vai levar no coração uma saudade
 E a vontade de voltar pro Erechim”

    Quem conhece Erechim sabe que os poetas tiveram grande inspiração para transformar em música aquilo que sentimos sobre a capital da amizade.
    Eu a conheci durante uma fase importante da vida. Naquele tempo, eu produzia carvão de nó de pinho em Tapejara. Lá em Erechim, conquistei meus primeiros clientes, que logo se transformaram em grandes amigos. Por isso, sempre que vou à Erechim, sinto-me em casa!
    Quero, através desta homenagem, cumprimentar a todos que fizeram e fazem a história deste pujante município.
    Com aproximadamente 100 mil habitantes e área territorial de 431 quilômetros quadrados, Erechim é um bom lugar para trabalhar e conquistar novas oportunidades. Está situado na região norte do Rio Grande do Sul, denominada região do Alto Uruguai. Seu nome deriva da língua Tupi-Guarani e significa Campo Pequeno.
    A história da Colonização do Alto Uruguai, se inicia em 06 de outubro de 1908, com a criação da Colônia Erechim pelo então Presidente do Estado, Dr. Carlos Barbosa.  
    A grande colônia, hoje representada pelos 32 municípios que formam a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Amau, tinha área territorial de 6.134 quilômetros quadrados.
    A primeira leva de imigrantes foi composta por quatro famílias e oito imigrantes isolados, totalizando 36 pessoas, que começaram a desbravar a região.
    Em fevereiro de 1910 teve início a construção de casas da sede provisória denominada Povoado Erechim, hoje município de Getúlio Vargas. O povoamento teve significativo incremento com a inauguração da ferrovia ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.
    Muitos vinham diretamente da Europa, sobretudo, Alemanha, Polônia, Itália e Rússia. Vinham sem terra, sem emprego, sem pátria... sem liberdade! Chegavam à terra estranha com saudades dos parentes e enfrentavam um futuro incerto.
    Porém, traziam consigo a esperança de construir uma nova vida.
    Outros vinham reimigrados das Colônias Velhas (Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Guaporé, Garibaldi e Alfredo Chaves, atual Veranópolis).
    No período de colonização Erechim se chamava Paiol Grande e foi escolhida para ser sede da Colônia recém instalada.
    Na emancipação, em 30 de abril de 1918, o povoamento passou a denominar-se Boa Vista. Tinha aproximadamente 1700 habitantes e havia lojas de comércio chamadas secos e molhados, grandes serrarias, extração de erva-mate e pequenas indústrias.  
    Em 07 de setembro de 1922 recebeu o nome do Boa Vista do Erechim. Entre 1938 e 1944 recebeu o nome de José Bonifácio.
    Em 1944 foi contemplada com o nome definitivo de Erechim, através do decreto número 720, chegando ao Censo de 1950 com 11 distritos: Erechim, Aratiba, município mãe do ilustre deputado Ivar Pavan, Áurea, Barão de Cotegipe, Carlos Gomes, Gaurama, Herval Grande, terra natal do ilustre deputado Iradir Pietroski, Nova Itália, hoje denominada Severiano de Almeida, Paulo Bento, Quatro Irmãos e São Valentim.
    Quem conhece Erechim nos dias de hoje, vai encontrar presente a marca do empreendedorismo dos principais colonizadores: italianos, alemães, poloneses, e Israelitas, que, conseguiram uma miscigenação harmônica com nativos e caboclos, e introduziram seus conhecimentos na agricultura, pecuária, comércio, indústria e prestação de serviços.
Tem um perímetro urbano planejado, com amplas ruas e avenidas.  Foi inspirado em capitais como Paris, Buenos Aires e Belo Horizonte. Daí a sua elegância e grandiosidade estética, com belos prédios arquitetônicos.
    Privilegiado pela localização geográfica, o município de Erechim é considerado pólo regional de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. É um centro difusor educacional e um centro de convergência na área médica e de serviços tanto para a região norte como para a região nordeste do Estado.
    Por excelência, Erechim é uma cidade industrial que se apresenta na primeira década do século XXI sob o ciclo da globalização da economia. O PIB diversificado e a amplitude dos negócios, que ultrapassa fronteiras internacionais, são características da economia erechinense neste século.
    A tecnologia de ponta está inserida desde a industrialização de alimentos até o mais alto nível de exigência em desenvolvimento de projetos, fabricação e montagem de embarcações fluviais. Os resultados destes investimentos estão presentes nas grandes metrópoles do mundo, através dos produtos de origem erechinense.
    A atividade industrial representa 37,53% da economia e o PIB atinge a impressionante cifra de R$1 bilhão, 147 milhões e 442 mil, proporcionando renda per capita de R$11 mil e 888 reais.
    A atividade primária é de importância fundamental pela diversidade de sua produção, caracterizada pelos minifúndios que fornecem matéria prima para a agroindústria regional. O setor se fortalece com as cadeias do agronegócio, com destaque para a cadeia de grãos, leite, suíno e frango.
    O comércio diversificado oferece opções de bens para aquisição e consumo com preços e prazos compatíveis com a realidade das grandes metrópoles. Erechim também prestigia e valoriza os produtos manufaturados no município e na região, sendo este mais um fator de desenvolvimento da comunidade regional.
    O Setor de Serviços, tido como grande alternativa de emprego, também tem crescido a cada ano. Na última década este segmento passou do quarto para o primeiro lugar em termos de arrecadação, refletindo uma tendência mundial de crescimento e absorção de mão-de-obra.
    Devemos também enaltecer o desenvolvimento do segmento de comunicação de Erechim. Este município dispõe de um setor de imprensa completo, com circulação diária de jornais, revistas, rádios AM e FM, canal de televisão e sites que permitem a comunicação eletrônica direta em qualquer parte do mundo.
    O acesso rodoviário a Erechim se dá através das seguintes rodovias:
  • BR 153, Rodovia Transbrasiliana com ligação a Passo Fundo;
  • RST 135, estrada para Getúlio Vargas, Sertão e Coxilha;
  • RST 331, para Gaurama, Viadutos e Marcelino Ramos;
  • RST 211, ligação com os municípios de Paulo Bento, Jacutinga e Campinas do Sul;
  • RST 420, importante rodovia de acesso à hidrelétrica de Itá, no município de Aratiba, que pode ser ainda mais importante se o asfalto chegar até a divisa com Santa Catarina.
  • RST 480, cujo sonho de conclusão da pavimentação asfáltica deverá ser concretizado ainda neste ano, para se constituir na principal rodovia de acesso com a região oeste dos Estados de Santa Catarina e Paraná;
  • E a RS 477, que se encaminha para servir de principal elo de ligação entre o Alto Uruguai e a região nordeste. Sobre esta rodovia, está situada a ponte de Carlos Gomes, que graças a um trabalho forte desta Casa, terá sua conclusão retomada em breve, motivo de euforia para toda comunidade da região norte do nosso Estado.
    Erechim também dispõe do aeroporto municipal Comandante Kraemer que registra vôos diários de Erechim até esta capital, facilitando o intercâmbio social, cultural e empresarial.
    Erechim é terra de gente bonita. Basta circular na avenida Maurício Cardoso, uma verdadeira passarela de homens e mulheres elegantes desde os áureos tempos do Café Grazziotin, ou então conhecer as demais ruas ou bairros.
    Erechim é portanto, um bom lugar para trabalhar, conquistar novas oportunidades e viver.
    O campo, que antes era pequeno, se transformou num imenso pólo por onde circulam visitantes diários que quase duplicam a população atual de 92.945 habitantes.
    Banhada por um sol acolhedor, que proporciona temperaturas médias de 18 graus, Erechim se revela ao visitante no colorido das azaléias e ipês, que compõem um cenário de natureza exuberante, com cascatas, rios, pássaros, e um grande pulmão verde chamado Parque Longines Malinowski, que preserva a flora e fauna nativa e está situada na área central da cidade.
    A cultura dos imigrantes está resguardada através dos diversos grupos étnicos que preservam a música, o idioma, o canto, a dança, os esportes, usos e costumes, promovendo uma rica e harmônica integração com a cultura gaúcha.
    Visitar Erechim é conhecer locais como o Castelinho, que representa a alma vibrante de todas as etnias que aqui vieram se estabelecer, símbolo da colonização regional, onde funcionava a Comissão de Terras; o Centro Cultural 25 de julho, local dos grandes espetáculos e o Parque da Frinape, onde acontecem as grandes exposições do município; o estádio Colosso da Lagoa, onde o rei Pelé marcou o gol de número 1040 e também serviu de palco para os grandes clássicos entre Ypiranga, Atlântico e 14 de julho; o Pôr do Sol no Morro da TV, paisagem preferida dos jovens erechinenses; o Vale dos Parreirais, de onde surgem os produtos da Festa Di Bacco; a catedral São José e o Seminário de Fátima, que recebe multidões de fiéis para a Romaria de Fátima; a Praça da Bandeira, com seu belo chafariz e a imponente bandeira nacional.
    Importante destacar o pólo de Cultura, a exuberância da cascata Sepé Tiarajú, a tradição dos Ctgs,  das associações, dos clubes sociais, esportivos e de serviços  e tantos outros locais, paisagens e entidades que com certeza ficam estampados em nossa memória, pois representam a materialização do sonho de muitos imigrantes.
    O padrão de cultura dos erechinenses está vinculado aos educandários que formam o cidadão desde as séries iniciais até o ensino superior. Destaca-se neste setor a URI, Universidade Regional Integrada, que agrega aproximadamente 6.500 alunos em mais de 20 cursos de graduação, além de diversos outros de pós-graduação na área do conhecimento.
    Erechim se fez pela história e se desenvolve pela sua gente.
    O município é grande em todos os sentidos graças aos homens e mulheres, adultos, jovens e crianças que, a cada dia, contribuem com o fortalecimento com ações, individuais ou coletivas, para o fortalecimento de toda região.
    Quero também destacar o trabalho desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai.
    Esta agência congrega pessoas e entidades representativas dispostas a Identificar e atrair investimentos para os setores primário, secundário e terciário da economia da região, mediante análise de propostas de investimento. É uma proposta clara de interesse coletivo, pois busca ainda, a promoção de oportunidades de investimentos considerados estratégicos para o desenvolvimento da estrutura produtiva regional.
    São iniciativas como esta que moldam o futuro de Erechim e impulsionam o fortalecimento regional.
    Erechim é assim. Terra dos Monarcas! Das emoções do rallye internacional, da Frinape. Uma terra habitada pelos Bota Amarela que ostentam o orgulho de transformar em riqueza os nutrientes do barro vermelho. Um pedaço de chão presente no coração de muitos gaúchos e em diversas partes do mundo, e que sob a benção do padroeiro São José, há de comemorar muitos aniversários marcados pelo desenvolvimento econômico, social e cultural.
    Parabéns Erechim, Parabéns capital da Amizade!