Prefeitura Municipal de Erechim - Alfabetização de Adultos: CEJA proporcionando a Educação ao Longo da Vida
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16359/alfabetizao-de-adultos-ceja-proporcionando-a-educao-ao-longo-da-vida

28/03/2022

Alfabetização de Adultos: CEJA proporcionando a Educação ao Longo da Vida

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Erechim possui uma turma de Alfabetização (Módulo I e II) desde o ano de 2012, onde os estudantes que não tiveram a oportunidade de estudar, possam aprender ler e escrever.

 

As aulas acontecem no bairro Progresso, em uma parceria entre CEJA e Obra Santa Marta que cede espaço para que as aulas ocorram próximo a residência dos estudantes, visto que a maior parte do público-alvo reside nas imediações. Atualmente a turma conta com 13 estudantes matriculados, com idades entre 37 à 74 anos e são atendidos pela professora e coordenadora, Juliana Gemeli Silva.

 

“A palavra que define esta turma é PERSEVERANÇA. Todos dedicam tempo do seu dia na busca pela autonomia que o saber ler e escrever oferece. Movidos por motivações particulares que vão desde conseguir ler a Bíblia até tirar a carteira de motorista, todos os estudantes mostram a força de vontade em aprender”, explica Juliana.

 

Os estudantes ainda, se destacam com depoimentos de superação como de conseguir pegar o transporte coletivo sozinho, identificar uma mensagem recebida no celular, ler placas na rua, entre outros.

 

“Não tive oportunidade de quando era criança aprender a ler e escrever e agora quando surgiu essa oportunidade para aprender a ler e escrever a gente está aproveitando. Aprender a saber o que está escrevendo, o que está lendo é uma oportunidade muito maravilhosa para nós. Por que a cada dia a gente aprende alguma coisa diferente, claro que por causa da idade a gente não consegue pegar muito rápido, mas creio que até o final do ano vamos conseguir aprender para se defender, por que eu sempre falo é muito triste não saber ler e escrever por que você pode receber um bilhete ou uma carta de alguém, tu tem que correr atrás de alguém para perguntar quem que mandou, de onde que veio e se tu sabe ler tu vai saber quem te mandou e estamos no caminho para aprender cada dia mais. Eu já aprendi assinar o meu nome e sobrenome direitinho e estou começando a ler, a juntar as palavras, meio que engatinhando mas estou aprendendo e isso para mim é muito maravilhoso, por que o sonho que eu tenho é aprender a ler a Bíblia, por que é o livro maior que existe na face dessa terra. A minha professora Juliana, eu não tenho palavras para agradecer pelo que ela tem feito por nós até agora, uma pessoa pacienciosa e maravilhosa, tem se esforçado muito para ensinar nós e a gente agradece ela de todo o coração e agradeço o pessoal da Prefeitura que de certa forma, nós não conhecemos mas sabemos que tem participação nessa aula. Aqui fica o meu muito obrigado em nome de todos os outros alunos que fazem parte dessa aula. Muito obrigada!”, exalta a estudante Sônia Gomes da Rosa, de 59 anos.

 

A troca de experiências e aprendizagens é constante, resultado de uma parceria em que o respeito, a união e a alegria se fazem presentes. A máxima da frase de Paulo Freire: “Quem ensina, aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender”, é uma das marcas do curso.