Prefeitura Municipal de Erechim - Aumento de 50% nos atendimentos do Pronto Socorro do Santa Terezinha
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02/03/2022

Aumento de 50% nos atendimentos do Pronto Socorro do Santa Terezinha

Aumento de 50% nos atendimentos do Pronto Socorro do Santa Terezinha
Aumento de 50% nos atendimentos do Pronto Socorro do Santa Terezinha

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) apresentou um relatório dos atendimentos de urgência e emergência na instituição de saúde, em especial no Pronto Socorro da entidade. Se no mês de janeiro de 2021, foram registrados 4,7 mil atendimentos no Pronto Socorro, esse número subiu para mais de 7,1 mil em janeiro de 2022. Isso representa um crescimento de 50% nos atendimentos voltados à população de Erechim. Vale destacar que os atendimentos no Pronto Socorro do Santa são em média 90% para a comunidade da Capital da Amizade.

Conforme os diretores Executivo e Administrativo da FHSTE, Jackson Arpini e Márcio Pires, o crescimento da demanda se dá em vista de uma série de fatores, que são alvo de monitoramento por parte da Casa de Saúde. “Estamos verificando por indicadores oficiais que está ocorrendo um aumento na demanda de pessoas que acessam os serviços de saúde, que podem ser observadas no cotidiano”, disseram.

Por isso, é oportuno lembrar que nos últimos meses, em razão do surgimento da nova cepa Ômicron, que possui um alto poder de transmissibilidade, ocasionou uma demanda expressiva de usuários acessando as Unidades de Saúde e também o Pronto Socorro do Santa.

“Também nessa reflexão não podemos retirar da avaliação que o Pronto Socorro tem como missão primordial atender casos de urgência e emergência, que tem na estrutura pública de saúde de Erechim a única porta de entrada 24 horas”, informam os diretores.

Ainda, é importante destacar que muitos serviços foram paralisados nos anos de 2020 e 2021, em decorrência da pandemia de Covid-19 e que acabou por restringir a movimentação das pessoas, inclusive na busca por serviços de saúde. Agora, com os indicadores mais alentadores de dezembro de 2021, os usuários estão retomando a normalidade, fato que pode ser observado pelas sete portas de entrada da instituição.

Em decorrência desta acentuada procura, algumas medidas foram implementadas e outras estão em fase de execução, no sentido de qualificar a assistência deste relevante serviço como a classificação de risco, atendimentos prioritários para idosos, gestantes, entre outros.   

Para atender essa necessidade, a Casa de Saúde substituiu a equipe prestadora do serviço e aumentou o quadro de médicos, estando nos momentos de maior procura com dois, chegando até três profissionais médicos, além do reforço da equipe assistencial.

Além disso, a Casa de Saúde, referência no Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente à população e possui em seu quadro, atualmente, 655 colaboradores entre equipes técnicas, apoio e outras. Também, possui 28 empresas médicas contratadas para prover atendimento aos usuários de Erechim, região e macrorregião.

“Para isso temos um local adequado para as demandas e equipe totalmente preparada. Porém, pedimos a compreensão da população, se por vezes o tempo de espera exceder no Pronto Socorro, pois temos prioridades em determinados atendimentos, como a situação de risco de morte de pacientes que ingressam pelo Pronto Socorro. Somos sabedores do aumento da demanda e, por isso, trabalhamos arduamente para proporcionar acesso à saúde pública de qualidade para a nossa comunidade”, disseram os diretores.