Prefeitura Municipal de Erechim - “Educação diminui diferenças e iguala oportunidades”, disse prefeito na inauguração da Caras Pintadas
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16166/educao-diminui-diferenas-e-iguala-oportunidades-disse-prefeito-na-inaugurao-da-caras-pintadas

12/02/2022

“Educação diminui diferenças e iguala oportunidades”, disse prefeito na inauguração da Caras Pintadas

A nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, de Erechim, foi inaugurada, na manhã deste sábado. O investimento de mais de R$ 7 milhões vai dobrar a capacidade de atendimento e está projetado para mais de 1000 estudantes. O novo prédio fica localizado na rua Frederico Ozanan, número 210, no bairro São Vicente de Paulo, ao lado do antigo prédio da escola, conta 87 professores e mais 40 profissionais de outras áreas. 

A nova escola conta com área total de 4.731,92 metros quadrados, acessibilidade por meio de rampa e salas de aula para Ensino Fundamental e Educação Infantil, dormitórios, banheiros e solários, além de salas de atividades múltiplas, laboratórios de ciências e informática, pátios internos e externos, refeitório, biblioteca e um auditório. 

Diretora 

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas, professora, Franciele Marques, disse que esse projeto é de fundamental importância para a comunidade. “Em quase 30 anos da escola antiga, com pouca e precária estrutura, a comunidade merecia algo dessa grandiosidade. A estrutura física, já montada, e a estrutura pedagógica, que está sendo construída, para atender a demanda de estudantes desta região, darão as condições necessárias para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos estudantes aqui matriculados”, comenta.

A diretora explica que ainda há muito trabalho pela frente, que nem tudo está pronto, mas que a escola já está preparada para receber os estudantes na próxima semana. 

Receber as famílias  

As famílias não precisam se preocupar, observa a diretora Franciele, porque as mães, pais, responsáveis, alunos, que não puderam conhecer a escola, nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro será montada uma estrutura para receber os familiares para que eles conheçam a nova Caras Pintadas. 

Secretaria de Educação 

“Entregar uma obra como a Escola Caras Pintadas é muito importante para a comunidade”, afirma a secretária de Educação, Verenice Lipsch. Isso porque, ressalta ela, se está dobrando o número de atendimentos de crianças e estudantes e, também, atendendo uma demanda social. 

“Hoje, poder inaugurar essa escola é dizer que estamos atentos às necessidades da comunidade, mas muito mais, é também dar oportunidade aos estudantes, para que eles tenham um bom espaço escolar e uma educação pública de qualidade. E nosso papel como gestores é proporcionar isso a todos, e neste momento, temos a alegria de destacar este trabalho, a Escola Caras Pintadas, realizada a partir das mãos de muitas pessoas, que se preocupam e pensam a educação pública, gratuita e de qualidade”, afirma. 

A secretária afirma que nada há nada melhor do que poder ofertar um novo espaço para as famílias e comunidade “Com educação é que teremos bons cidadãos e vamos construir uma sociedade melhor. Todos temos os mesmos objetivos, que é o bom atendimento escolar e proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade”, disse. 

Por fim, Verenice disse que comunidade terá acesso a um novo formato de ensino (FTD), a inovação e tecnologia, com o ensino da robótica, uma alimentação saudável e uniformes escolares. “Tudo isso será proporcionado para essa comunidade”, disse. 

Deputado estadual 

O deputado estadual, Gilberto Capoani, disse que não se está somente inaugurando uma nova escola, mas um espaço moderno e amplo, onde serão lapidadas crianças e jovens que serão o futuro do país amanhã, e vão gerar progresso e desenvolvimento. 

Câmara de Vereadores 

O presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Ale Dal Zotto, disse que a escola Caras Pintadas é um espaço moderno, humanizado, padrão, que vai colaborar para humanização da educação erechinense, e a transformação de crianças e jovens. “Quem ganha é Erechim e a comunidade”, disse.

 Prefeito

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, iniciou seu discurso dizendo que todas as obras que importam são coletivas e não individuais. “A educação move pessoas e pessoas movem o mundo”, disse. E se dirigindo aos professores, ele afirmou que esses profissionais estão cuidando do capital mais precioso: o capital humano.

Pagar o piso 

“Enquanto 80% dos municípios estão entrando na Justiça para não pagar, Erechim está fazendo os cálculos para pagar o piso salarial dos professores”, ressalta. Segundo Polis, os professores nunca serão deixados em segundo plano no seu governo, porque eles ajudam no desenvolvimento da cidade. O prefeito agradeceu aos múltiplos arquitetos desse projeto, já que envolveu mais de uma gestão pública. 

Famílias presentes 

Polis pediu aos pais que também acompanhem a vida dos seus filhos, para que a educação aconteça efetivamente. “Não basta só um novo espaço, mas a presença dos responsáveis e familiares é fundamental nesse processo”, disse.

Organismo vivo 

Se referindo aos vários projetos em andamento e a boa condição de desenvolvimento econômico e social do município, Polis disse “que Erechim é um organismo vivo, ativo, em pé, e olhando para frente”. 

Tripé da Educação 

Por fim, o prefeito ressaltou o tripé para o desenvolvimento da educação e do município. “Primeiro, a valorização dos professores, remunerar bem, capacitar e qualificar. Quem é da educação tem que ser apaixonado pela educação, assim como quem é da saúde, tem que ser apaixonado pela saúde”. 

Segundo, é dar condições para repassar os conhecimentos e que o Sistema Municipal de Ensino está avançando muito, e citou como exemplo o ensino de robótica.

Terceiro, educação tem que ter infraestrutura para conseguir realizar ensino de qualidade. 

Revitalização 

Polis falou que a região foi revitalizada com a nova escola, e isso também melhora a qualidade de vida da população. 

Legado 

O prefeito disse que o maior legado que alguém pode deixar é a educação. “Porque ela consegue diminuir as diferenças e igualar as oportunidades, para se ter um futuro melhor. Estamos entregando uma estrutura para melhorar as condições de vida das famílias”, ressaltou. 

O prefeito comenta que ano passado foi entregue a escola do Barão, e em 2022, o Caras Pintadas e, mais adiante, será a escola Maria Clara. “E, possivelmente, mais uma será entregue”, disse. E, encerrou com: “viva a educação, viva Erechim, esse povo merece o nosso trabalho”.