Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura lança, no dia 15, edital do Plano de Mobilidade Urbana
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16162/prefeitura-lana-no-dia-15-edital-do-plano-de-mobilidade-urbana

11/02/2022

Prefeitura lança, no dia 15, edital do Plano de Mobilidade Urbana

Prefeitura lança, no dia 15, edital do Plano de Mobilidade Urbana
Prefeitura lança, no dia 15, edital do Plano de Mobilidade Urbana

 

A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, lança edital, no próximo dia 15, para contratação de empresa especializada em engenharia de transporte e planejamento urbano, para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, conforme a lei federal nº 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Segundo o secretário de Planejamento, Paulo Jeremias dos Santos, o município vai disponibilizar R$ 568.814,00, de recursos próprios, para a efetivação do estudo, que vai abordar desde grandes projetos, como atualização do sistema de transporte coletivo, implantação de ciclovias/ciclofaixas, inventário de todo o sistema viário, até a acessibilidade para todos os cidadãos.

Paulo Jeremias afirma que o plano terá quatro etapas, sendo a primeira, mobilização e levantamento de informações; segunda, diagnóstico e prognóstico; terceira, diretrizes e propostas; e, quarta e última, a efetivação do Plano de Mobilidade Urbana.

“Esse é um grande projeto, que envolve o município como um todo. Esse estudo vai propor formas de se levar segurança para a população e eficiência do sistema de mobilidade em todos os âmbitos. Envolve também a qualidade ambiental, vai propor formas de se reduzir a poluição atmosférica, sonora e visual, assim como o consumo de energia” ressalta.

Por fim, enfatiza Paulo Jeremias, o Plano de Mobilidade Urbana é uma proposta para melhorar a qualidade de vida, modernizando e humanizando o município. “E o mais importante, com a participação da comunidade”, afirma.