Prefeitura Municipal de Erechim - FHSTE se reúne com equipe diretiva da Secretaria Estadual de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16108/fhste-se-rene-com-equipe-diretiva-da-secretaria-estadual-de-sade

27/01/2022

FHSTE se reúne com equipe diretiva da Secretaria Estadual de Saúde

FHSTE se reúne com equipe diretiva da Secretaria Estadual de Saúde

Aproveitando estada em Porto Alegre para uma série de audiências, o diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Jackson Arpini, acompanhado do coordenador Regional de Saúde, da 11ª CRS, Mário Ceron, mantiveram reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, secretária adjunta da Saúde, Ana Costa e diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes.

Em pauta diversos assuntos relacionados à saúde pública, como situação da epidemia da Covid, leitos de UTI, projetos do Hospital Santa Terezinha, entre outros.

Com relação a situação da Covid participaram da parte final da reunião do Gabinete de Crise, oportunidade em que puderam analisar e avaliar os gráficos e indicadores da Região 16.

Jackson Arpini explica que, recentemente houve alteração na forma de custeio dos leitos de UTI Covid, por parte do Ministério da Saúde, bem como alteração das diretrizes de ocupação, o que levou a novas decisões estaduais e regionais.

“Nesse contexto a FHSTE está pleiteando junto a Secretaria Estadual de Saúde a permanência de 10 leitos de UTI Covid, que migrarão para leitos de UTI Convencional, e que estão atrelados a uma série de indicadores oficiais, técnicos e legais. A direção da FHSTE entende que esta matéria é prioritária, partindo do princípio que o projeto de ampliação de leitos, através do novo complexo de UTIs está em obras e a aquisição dos equipamentos se encontra em faz de execução, para posterior processo licitatório”, pontua o diretor Executivo do Santa.

Com relação ao repasse de R$ 3,5 milhões anunciado pelo Governo do Estado, para este objeto específico, o mesmo já foi depositado nas contas da Fundação, que prepara o certame para aquisição.

Como tema de debate também os novos projetos que estão tramitando, na ordem de R$ 3 milhões de reais, para obras estratégicas para o hospital de referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para a cidade de Erechim, região, macrorregião e Estado. Segundo a secretária Arita as demandas estão em análise técnica, de mérito e legal, para posterior repasse do valor que está assegurado.

Por fim, dialogaram sobre as ações do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), que vem monitorando a Região 16 desde o início do processo pandêmico, fato que ocorreu na região em meados de março de 2020.

Em decorrência da audiência Jackson Arpini manteve encontro também com o Coordenador do Grupo de Trabalho Saúde/RS, Bruno Naundorf, ocasião em que analisaram o cenário mundial, do País, Estado e Região 16, através de inúmeros gráficos.

Igualmente manteve contato com a ASTEPLAN, assessoria de planejamento da Secretaria de Saúde do RS, para verificar in loco a tramitação dos seis planos de trabalho que estão em análise na referida pasta.

Para Arpini as reuniões foram profícuas, pois oportunizaram acompanhar importantes demandas da FHSTE.  “A aproximação com o Estado nos oportuniza agilizar nossas demandas para que todas sejam exitosa, fato que felizmente vem ocorrendo”, pontua o diretor Executivo da Casa de Saúde.