Prefeitura Municipal de Erechim - Festa Di Bacco 2022: aberta a safra da uva em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16081/festa-di-bacco-2022-aberta-a-safra-da-uva-em-erechim

20/01/2022

Festa Di Bacco 2022: aberta a safra da uva em Erechim

No início da noite de quarta-feira (19), aconteceu uma solenidade simbólica na propriedade ‘La Cantina Slongo’, para marcar a abertura da Festa Di Bacco 2022 e safra da uva em Erechim. A atividade foi acompanhada por autoridades civis e militares, representantes de entidades e produtores.

 

Os convidados foram recebidos pela corte da Festa Di Bacco, composta pela rainha Ana Caroline Cavalli e as princesas Emanuelle Nicoly Tagliari e Emily Luiza Stakônski e a corte infantil composta pela rainha Gabriela Jarosz Corassini e as princesas Julia de Almeida e Marina Fenker Feijó. Neste ano, a Festa Di Bacco – a festa da uva de Erechim chega a 22ª edição.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis fez questão de enaltecer os produtores que trabalham com parreirais no município. “Essa festa é a celebração do trabalho de uma vida destas famílias. Sabemos que a estiagem afetou a produção de uva, mas mesmo assim, estamos celebrando esse momento pela importância desses produtores e de manter viva a cultura dessa festa”, pontua.

 

Segundo o Escritório Municipal da Emater/RS - Ascar, no ano passado, foram colhidas 1100 toneladas de uva em 45 propriedades que cultivam parreirais. Neste ano, devido à estiagem, se estima que a produção tenha perdas de 10 a 20 por cento, mas sem afetar na qualidade do sabor da fruta.

 

Comercialização e atividades ao público nos próximos finais de semana

 

A comercialização de uva, vinho, produtos coloniais, artesanato e flores com 21 produtores rurais e agroindústrias e também atividades culturais como jogos, músicas e danças típicas italianas da Festa Di Bacco já iniciam no próximo sábado (22). Serão dois finais de semana com atividades no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Os participantes deverão observar os protocolos contra Covid-19 como uso de máscara e álcool em gel.

 

Festa Di Bacco 2022

Santuário N. Sra. de Fátima

 

Sábado (22/01) – 13h30 às 18h

Domingo (23/01) – 09h às 18h

Sábado (29/01) – 13h30 às 18h

Domingo (30/01) – 09h às 18h

 

A Festa Di Bacco é uma realização da Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, juntamente com a Emater/RS-Ascar, SUTRAF Erechim, Feira do Produtor, Comissão da Uva e grupos italianos Avanti, Gillé e Stella Alpina.