Prefeitura Municipal de Erechim - Nova conquista para o Hospital Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16056/nova-conquista-para-o-hospital-santa-terezinha

12/01/2022

Nova conquista para o Hospital Santa Terezinha

Nova conquista para o Hospital Santa Terezinha
Nova conquista para o Hospital Santa Terezinha

Na manhã desta quarta-feira (11), a direção da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), recebeu a visita do engenheiro eletricista, Tiago Alex Ferreira da Empresa EcoPower, responsável pela visita técnica preliminar para a execução do projeto de uma usina fotovoltaica.

 

Na ocasião o responsável técnico oriundo de Barretos –SP foi recebido pelos diretores Jackson Arpini e Márcio Pires, pelo assessor de Projetos de Engenharia, Engenheiro Civil João Pedro Rinaldi, pelo gerente dos Serviços de Manutenção, Dinarte Celso Tomazelli e pela gerente de Projetos e Convênios, Camila Constanzi Amaral.

 

Em meados de agosto do ano passado a direção da FHSTE manteve próxima interlocução com a RGE, no qual apresentou uma proposição de instalação de uma usina fotovoltaica no Hospital Santa Terezinha. Em dezembro de 2021, o hospital recebeu a doação de equipamentos como um inversor, perfis metálicos e 187 placas solares, no valor superior a R$ 950.000,00, através de doação da RGE, através do Programa RGE nos Hospitais. "Para a direção e colaboradores foi uma excelente notícia considerada, na época, um verdadeiro presente de Natal", explicou o diretor administrativo da FHSTE, Márcio Pires.

 

Na primeira semana deste ano, a direção recebeu a informação de que a Casa de Saúde foi contemplada com o projeto de ampliação da usina, com a autorização de repasse de mais dois inversores e 244 placas solares, o que possibilitará ampliar a geração de energia solar.

 

Nesta quarta foi realizada uma vistoria técnica dos ambientes que estão envolvidos no projeto como a subestação e os prédios que serão contemplados com a instalação das placas solares.

 

Durante a vistoria o engenheiro responsável analisou os ambientes que acondicionarão os três inversores, os eletrodutos de passagem, o percurso da instalação e documentou os ambientes para posterior execução de um relatório. Com a presença dos técnicos da FHSTE, foram esclarecidas dúvidas, com relação ao projeto futuro e os espaços físicos envolvidos.

 

Com a ampliação aprovada o projeto deve ultrapassar o montante de 2 milhões de reais doados pelo programa RGE nos Hospitais, o que vai beneficiar o Hospital Santa Terezinha, com reflexos diretos na saúde orçamentária do hospital de referência/SUS.

 

O diretor executivo da FHSTE, Jackson Arpini classificou a ampliação do projeto como uma importante conquista. "Não resta dúvida que avançamos no ponto de vista tecnológico, com a implantação de energia limpa, através da usina fotovoltaica, mas, também, teremos a possibilidade real de reduzir custos fixos com a conta de energia elétrica e com serviços atrelados a geração de energia, que também geram despesas", pontua.

 

Após a visita, ficou acordado com a RGE e com a empresa responsável pela implantação do projeto, a realização de uma reunião através de vídeo conferência para a próxima semana, a fim de ajustar encaminhamentos necessários para início do projeto de instalação e também para eliminar possíveis dúvidas afetas ao projeto em curso.

 

A direção do Hospital Santa Terezinha enalteceu a participação efetiva do gerente de Relacionamento e Consultor de Negócios da RGE, Cláudio Rodrigo Mânica e equipe, que levaram adiante a proposição até sua aprovação. "Temos que reconhecer publicamente o apoio do Mânica nessa relevante conquista e, de modo especial, para toda a região, tendo em vista ser uma casa de saúde regional”, explica o diretor Jackson Arpini.

 

O projeto ampliado contempla três inversores, 431 placas solares, perfis metálicos e mais a execução e instalação das placas solares e equipamentos. No primeiro lote foram entregues um inversor e 187 placas, e agora a equipe aguarda a chegada da segunda remessa para início do processo de instalação.