Prefeitura Municipal de Erechim - RGE doa sistema de energia solar para o Hospital Santa Terezinha
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15998/rge-doa-sistema-de-energia-solar-para-o-hospital-santa-terezinha

20/12/2021

RGE doa sistema de energia solar para o Hospital Santa Terezinha

RGE doa sistema de energia solar para o Hospital Santa Terezinha
RGE doa sistema de energia solar para o Hospital Santa Terezinha

Na última semana, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) recebeu uma excelente notícia. Em meados de agosto, a direção da Casa de Saúde entrou em contato com a empresa RGE Sul Distribuidora de Energia S.A., no qual solicitou estudo de viabilidade para implantação de sistema de energia fotovoltáica, tendo em vista o elevado consumo de energia elétrica e, também no sentido de reduzir custos fixos.

Após contato com o Consultor de Negócios Região Alto Uruguai, Cláudio Rodrigo Mânica, a solicitação foi encaminhada para avaliação de estudo e viabilidade técnica, para atender a proposição do Santa. 

Na última quinta-feira (16) o hospital foi comunicado que o projeto foi contemplado e prevê um investimento, por parte da RGE, de R$ 949.O88,23, para instalação de usina solar através do Programa RGE nos Hospitais.

Na semana que passou os equipamentos começaram a chegar ao hospital como um conversor, perfis metálicos e parte das placas solares, de um total de 185 placas que serão instaladas no prédio, conforme projeto elaborado pelos técnicos.

Para os diretores executivo e administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires a notícia foi um verdadeiro presente antecipado de Natal. A demanda, que prevê execução do projeto e instalação, deve acontecer no início do próximo ano, a partir da chegada de todos os equipamentos.

A direção da Casa de Saúde agradece, parabeniza e reconhece a importância do consultor Mânica na interlocução com a empresa, para que o pleito chegasse a essa fase de implantação do sistema de energia solar.

“Sem sobra de dúvidas quem ganha é a comunidade que utiliza os serviços de média e alta complexidade do hospital de referência SUS para Erechim região, macrorregião e estado do Rio Grande do Sul”, colocam os diretores. 

Para o hospital, o presente de Natal chegou antecipado, partindo da premissa que os avanços tecnológicos oportunizarão economia nas contas, beneficiando o orçamento financeiro da instituição de referência SUS e a comunidade local e regional que faz uso do serviço da atenção terciária.

"Foi como abrir um caixa de presente", pontua Arpini.