Prefeitura Municipal de Erechim - Recuperação de bacias hidrográficas é tema reunião
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15916/recuperao-de-bacias-hidrogrficas--tema-reunio

29/11/2021

Recuperação de bacias hidrográficas é tema reunião

Recuperação de bacias hidrográficas é tema reunião

A Prefeitura de Erechim, através das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, realizou nesta segunda-feira (29), a primeira reunião preliminar para delimitação de parâmetros com vistas a recuperação de bacias hidrográficas e pagamento de serviços ambientais.

Segundo o secretário de Meio Ambinente, Cristiano Moreira, a principal ideia do programa é reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos. “Iniciamos hoje uma nova proposta de apoio aos agricultores que desejarem aderir ao programa, embasado em estudos realizados por nossas instituições de ensino. Temos um horizonte de melhoria no formato de utilização da terra, melhorando assim a qualidade de vida da comunidade rural e com isso, da qualidade ambiental também”, disse.

A partir do diálogo inicial, o biólogo Jean Budke, gerente de projetos na FAU Agricultura & Meio Ambiente, apresentou trabalhos desenvolvidos pela empresa já consolidados na área de implementação de parâmetros visando a regeneração de bacias hidrográficas. Os trabalhos têm como objetivo, a partir das bases estabelecidas, que aconteça a reprodução de alternativas já exitosas para a aplicação no município.

Estiveram presentes na discussão, entidades do município por meio de seus representantes, entre eles o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Estado do Rio do Sul (SUTRAF-AU), Emater/RS-ASCAR, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica dos Rios Apuaê-Inhandava, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Regional Integrada, Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) e Floresta do Alto Uruguai (FAU).

A partir deste primeiro encontro, serão levantados indicadores mínimos necessários em cada entidade, que trarão as sugestões para debate com os agricultores.