Prefeitura Municipal de Erechim - Congresso Internacional sobre Drogas Psiquiátricas - um momento importante no diálogo pela vida
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15889/congresso-internacional-sobre-drogas-psiquitricas---um-momento-importante-no-dilogo-pela-vida

22/11/2021

Congresso Internacional sobre Drogas Psiquiátricas - um momento importante no diálogo pela vida

Congresso Internacional sobre Drogas Psiquiátricas - um momento importante no diálogo pela vida

Os profissionais integrantes da Rede de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Saúde participam do 5º Congresso Internacional sobre Drogas Psiquiátricas, promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)

A quinta edição do seminário internacional abordou as consequências da crise planetária agravada pela pandemia de Covid-19 na patologização da vida.

O seminário acontece há cinco anos, e já está consolidado na agenda política não apenas da Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública, mas também em âmbito internacional. Nesta temporada, destacou-se o debate sobre como a crise planetária agravada com a pandemia da Covid-19, trouxe consequências para o aumento das desigualdades sociais e os processos de patologização e mercantilização da vida.

“A pandemia da Covid-19 agravou a crise que as sociedades contemporâneas estão sofrendo. É a crise de um modelo de produção e reprodução da sociedade que está levando à morte do planeta, à destruição das instituições de suporte e proteção ao bem-estar social, ao aprofundamento das desigualdades, enfim, que está pondo em risco a própria humanidade. O modo como temos enfrentado a pandemia do Covid-19 explicita bem isso: uma sociedade que carece de recursos de compaixão e solidariedade para garantir as condições de vida para todos. Esse modelo de sociedade hoje dominante é o chamado neoliberalismo. O 5º Seminário Internacional A Epidemia das Drogas Psiquiátricas não poderia deixar de contribuir para melhor entendermos o momento em que vivemos e debater soluções”, afirmou o pesquisador Fernando Freitas, coordenador do seminário.

A palestra principal do evento foi ministrada pela Dra. Joanna Moncrieff, psiquiatra, cientista, professora sênior da University College London, autora de vários livros e inúmeros artigos científicos. O título da sua apresentação O Passado e o Futuro da Psiquiatria e as suas Drogas dá continuidade a uma problemática que vem sendo abordada nos seminários anteriores: a medicalização psiquiátrica da miséria humana e suas alternativas.

A experiência dos ex-usuários da psiquiatria com a retirada das drogas psiquiátricas de suas vidas, o know-how desenvolvido pelos mesmos, as experiências de ajuda mútua estão criando, foi objeto de uma mesa-redonda com Peter Lehmann, co-fundador de associações de proteção contra a Violência Psiquiátrica e de Sobreviventes da Psiquiatria; Doutor Honoris causa/Universidade Aristóteles Salônica/GR, Ordem do Mérito/Alemanha.

Para debater o papel do neoliberalismo na construção de nossas identidades e as patologias da razão neoliberal. Houve uma mesa-redonda com o Prof. James Davies, antropólogo, professor de Antropologia Social e Saúde Mental na Universidade de Roehampton, Londres/Inglaterra, e Esther Solano, cientista social, Profa. Adjunta da UNIFESP/SP, e da Universidad Complutense de Madrid/Espanha.