Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim 90 Anos - Inaugurada a mais moderna Escola Municipal de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1579/erechim-90-anos---inaugurada-a-mais-moderna-escola-municipal-de-erechim

25/04/2008

Erechim 90 Anos - Inaugurada a mais moderna Escola Municipal de Erechim

Erechim 90 Anos - Inaugurada a mais moderna Escola Municipal de Erechim

    A sexta-feira (25) foi de festa no Bairro Progresso, com a inauguração da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II. Autoridades, representantes de instituições públicas e privadas, de organizações governamentais e não governamentais, entidades associativas de classe, entidades culturais, sociais e de lazer, foram recepcionadas calorosamente pela Banda Marcial do Proeti composta por alunos das escolas Cristo Rei, Luiz Badalotti, Othelo Rosa, e Dom Pedro II.
    A solenidade marcou a entrega oficial da ampliação da escola em 1.231,33m², onde foram investidos R$ 1.446,334,00 de recursos próprios do Poder Executivo, transformando a Dom Pedro II numa nova e moderna escola.
    Para o Prefeito de Erechim, Eloi Zanella, a inauguração da nova Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, é a maior, e quem sabe a mais importante obra que esta sendo entregue a comunidade nas comemorações dos 90 Anos de Erechim. “O que nós fizemos aqui, talvez seja o maior esforço que já se fez até hoje para viabilizar a construção de uma escola, sem prejuízo do ano escolar e de nossos alunos. Cabe salientar também o esforço dos pais, das famílias, dos alunos, dos professores e direção. Quero estender os meus cumprimentos a COOPSUL, que foi uma parceira incansável, incondicional para que esta grande obra pudesse acontecer e também a empresa Ferreto e Ferreto que fez o projeto”.
    Zanella destacou que conhece e faz parte da história da Escola Dom Pedro desde 1977. “Posso afirmar hoje que nós temos aqui a escola de melhor infra-estrutura de todas aquelas que foram construídas, adaptada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, adaptada as novas exigências de acessibilidade, para que a gente pudesse oferecer a comunidade do Bairro Progresso o que existe de melhor. Este é um passo importante que estamos dando naquela proposta inicial de priorizar a educação em nossa administração. Acreditamos que o desenvolvimento social, a inclusão do cidadão na sociedade passa pela educação, através do conhecimento”.
    O Prefeito de Erechim também enfatizou os diversos investimento, nas mais variadas áreas, feitos pelo poder público no grande Bairro Progresso. “Nós fazemos e construímos, não para receber os aplausos, mas fazemos porque queremos ver o resultado futuro, e as pessoas com a esperança de que o futuro sempre será melhor. O município desde 2001 investiu, e muito, aqui no Bairro Progresso. Construímos o Ginásio Poliesportivo, a Escola de Educação Infantil D. João Aloísio Hoffmann, ampliamos a Unidade Básica de Saúde e temos mais um projeto de ampliação em andamento, instalamos aqui o primeiro CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, trouxemos a pavimentação e fizemos a repavimentação nas ruas do bairro, continuamos a investir na Escola Cristo Rei – CAIC com um ensino de qualidade. Nunca se parou de investir e ter uma atenção especial com o Bairro Progresso, pois sabemos que aqui estão as maiores carências e necessidades. Nunca faltamos, e estamos hoje aqui, dizendo a vocês que entregamos uma obra que custou quase 2 milhões de reais entre a construção e total equipamento, e o fazemos com muita alegria porque nós investimos na pessoa, no ser humano, na sua formação, na sua qualificação, e na certeza que estamos plantando uma semente que ninguém haverá de destruir. A gente faz isso com muita responsabilidade, com muita alegria, e com muita fé no futuro de cada um de vocês”.
    A nova escola foi inaugurada oficialmente pelo Prefeito Eloi Zanella, Vice-Prefeito Luiz Tirello, o Vice-Presidente da Câmara Anacleto Zanella, o Secretário de Educação Armando Grando, a diretora da Escola Simone Deboni, e o representante da COOPSUL Marcos Flores, que procederam o corte da fita e descerramento de uma placa comemorativa. Após autoridades e convidados conheceram as instalações da escola.

Histórico

    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II iniciou suas atividades em 1961, porém os primeiros registros datam de 1963. Na época a construção tinha apenas duas salas de aula, em prédio de madeira.
    A implantação desta nova Escola se fez necessária uma vez que o Bairro começou a crescer e a instituição educacional mais próxima para atender essa clientela era a Escola do Bairro Bela Vista. A Escola teve como primeira diretora a Sra. Adele Lima Puganski.
    A pequena D. Pedro cresceu e nesses anos todos teve como Diretores: Lúcia Izabel Slendak, Volnei Luiz Pavlak, Liamar Chiapetti Machado, Ivone Pierina Ferri Santin, Achilles José Parmegiani, e atualmente Simone Rosset Deboni.
    A Escola atualmente atende 910 alunos no Ensino Fundamental de oito e nove anos, com 53 professores e 17 funcionários.
    Oferece o Programa de Educação em Tempo Integral - PROETI que visa oportunizar aos alunos um formação em tempo integral complementando o desenvolvimento de suas potencialidades, propiciando condições de maior participação e integração no seu contexto social. Este Programa atende às famílias no Projeto "Integração Escola e Família"
    Neste ano de 2008 a Escola passou por uma grande ampliação, onde foram adequadas 19 salas de aula e construídas outras 18.
    Também foram construídos refeitório, cozinha, despensa, vestiários masculino e feminino, sanitários, sala de informática, biblioteca, lavanderia, espaços que comportarão a direção, coordenação e sala dos professores, e sanitários, rampa e elevador para portadores de necessidades especiais.
    Com a ampliação em 1.231,33m², onde foram investidos R$ 1.446,334,00 de recursos próprios, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, transformou-se numa nova e moderna escola.