Prefeitura Municipal de Erechim - Hospital Santa Terezinha reforça ações de prevenção ao câncer de mama
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15776/hospital-santa-terezinha-refora-aes-de-preveno-ao-cncer-de-mama

21/10/2021

Hospital Santa Terezinha reforça ações de prevenção ao câncer de mama

Hospital Santa Terezinha reforça ações de prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo compartilhar informações e promover a conscientização e prevenção do câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), como em todos os anos, realiza ações de conscientização vindo ao encontro dos objetivos do mês rosa, bem como disponibiliza exames de mamografia, preconizados como forma de diagnóstico precoce.

A importância da mamografia

O exame permite diagnosticar o câncer precocemente e, com isso, aumenta significantemente as chances de cura, considerando que os casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

Até o dia 18/10 o hospital de referência SUS já realizou 306 mamografias e está com a agenda para todo o mês de conscientização, no sentido de contribuir com o preconizado nas ações do Outubro Rosa, que é a realização do exame recomendado para auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce.

Também alusivo ao mês, foram realizadas ações de prevenção, lúdicas e motivacionais com os pacientes da oncologia.

No campo das parcerias o Santa Terezinha tem nas suas metas/ações substituir o atual aparelho por um Tomógrafo Digital, pelo tempo de vida útil e, nessa direção, vem elaborando um projeto para tentar viabilizar a demanda.

Saiba mais

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar seu bebê. Não fumar e evitar o tabagismo passivo são medidas que podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.