Prefeitura Municipal de Erechim - Atividades marcam Semana da Alimentação Saudável de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15751/atividades-marcam-semana-da-alimentao-saudvel-de-erechim

15/10/2021

Atividades marcam Semana da Alimentação Saudável de Erechim

Atividades marcam Semana da Alimentação Saudável de Erechim
Atividades marcam Semana da Alimentação Saudável de Erechim

Crianças, jovens, adultos, idosos, profissionais da área de alimentação e nutrição, educadores(as), agricultores(as) responsáveis pela produção e comercialização, estão participando  da programação da Semana da Alimentação Saudável de Erechim que começou na quarta-feira (13) e segue até domingo (17). A proposta das atividades é chamar atenção da sociedade sobre as consequências de ações e escolhas sobre saúde como um todo. O evento é uma realização da EMATER-RS/ASCAR, Prefeitura de Erechim, através de diversas Secretarias Municipais, Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF). Também são apoiadores das atividades o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai e o Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai (NAAU), Sesc Erechim, através do Mesa Brasil, URI Erechim, Serviço Social da Indústria (SESI) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Confira a programação completa abaixo:

 

Na quarta-feira (13) foi realizada uma oficina junto à APAE de Erechim, com o tema “Contribuição das Plantas Aromáticas e Condimentares na Redução do Uso de Sal na Culinária”, ministrada pela EMATER-RS/ASCAR de Erechim. Dentro as abordagens, a importância de consumir sal na quantidade adequada para o organismo, os diferentes tipos disponíveis para consumo, além da inserção das plantas na culinária com objetivo de realçar o sabor dos pratos e reduzir a quantidade de sal nos preparos foram assuntos debatidos junto ao público. As características e os potenciais de cada tempero, que vão além da satisfação do paladar, por conta dos benefícios medicinais, também foram abordados. Na ocasião as participantes realizaram a prática do sal temperado utilizando temperos verdes como: sálvia, orégano, alecrim, louro, alho, cebolinha verde, salsa, manjerona, osmarin, entre outros. O produto foi dividido entre as participantes, bem como, foram feitas trocas de experiências acerca das plantas e de mudas, logo, a ação resgatou saberes ao passo que motivou para o cultivo e o uso.

Na quinta-feira (14), aconteceu de forma virtual a palestra com a escritora, engenheira, psicopedagoga e psicanalista, Carin Primavesi Silveira, com o tema “A importância do Alimento Saudável, sem agrotóxicos, para manter um dos pilares da aprendizagem que é a saúde do sistema nervoso”. A palestrante tem pesquisado fortemente sobre neurociências, nutrição funcional e agroecologia e trouxe em sua abordagem aspectos relativos a saúde integral humana, especialmente das crianças relacionando-a com os alimentos consumidos. Além disso, ela também tratou da necessidade de cuidar dos recursos naturais, especialmente do solo para que os alimentos produzidos apresentem características nutricionais para o pleno desenvolvimento humano. Silveira também chamou a atenção para a valorização da agricultura familiar e agroecológica que produzem alimentos e protegem os recursos naturais, da aquisição de alimentos especialmente agroecológicos através de programas institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O consumo destes alimentos, em especial, influencia positivamente sobre a aprendizagem dos indivíduos e sobre seu desenvolvimento integral, conforme estudos apresentados. A LIVE foi patrocinada pela CRESOL Sicoper, transmitida pelo canal do Youtube da URI Erechim e mediada pelo CAPA Erechim. Clique aqui e assista a transmissão.

 

A programação da Semana da Alimentação Saudável de Erechim também envolve a criançada. A Secretaria de Educação, através de sua equipe de profissionais, sabedora da relevância do tema da Alimentação Saudável e do potencial transformador que as crianças portam realizou na sexta-feira (15), em todas as Escolas Municipais o evento “Contação de história para crianças da Educação Infantil: Amanda no país das vitaminas”. A intenção da ação foi promover o conhecimento acerca dos nutrientes presentes nos alimentos, motivar para o consumo de alimentos saudáveis e contribuir para a melhor a aceitação dos alimentos servidos no ambiente escolar. A atividade junto à Educação Infantil da Rede Municipal conta com apoio do Mesa Brasil – Sesc Erechim, das(os) educadoras(es) e demais profissionais que compõem o Sistema Municipal de Ensino.

 

Neste sábado (16), Dia Mundial da Alimentação, a programação deverá envolver as Feiras do Produtor do município, onde os(as) agricultores(as) que comercializam e a população Erechinense. Nos espaços das feiras toda a população poderá realizar a doação de alimentos. Equipes da organização da Semana da Alimentação estarão orientando as coletas nas saídas dos espaços das feiras. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e a Secretaria de Assistência Social, através da Cozinha Central apoiam esta atividade e devem destinar os alimentos arrecadados às famílias que necessitam.

 

 

O tema da 19ª Semana da Alimentação do RS 2021, é “A (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DA FOME E DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO”, assim a atividade programada para o Dia Mundial da Alimentação em Erechim visa mitigar a urgente necessidade das famílias que necessitam de alimentos. Você pode fazer a feira e doar os alimentos nos seguintes espaços participantes da Programação da Semana da Alimentação Saudável de Erechim:

 

No domingo (17), no encerramento das atividades vai acontecer a II Caminha do Bem Estar do SESI. As pessoas que participarão também terão a oportunidade de realizar um pequeno roteiro de ônibus pelo interior do município de Erechim. Este momento será orientado pela equipe da EMATER-RS/ASCAR do escritório municipal. Os participantes farão visita à uma unidade de produção onde são cultivados mirtilos orgânicos certificados, onde também acontecerá uma pequena feira com produtos cultivados pelas famílias próximas da propriedade visitada, hortaliças orgânicas certificadas, ovos, mirtilos, farinha de milho moída na pedra, arroz, massas, entre outros produtos poderão ser adquiridos pelos participantes. O objetivo é que as pessoas conheçam o interior do município, as famílias rurais que cultivam alimentos e promover a comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar, bem como a valorização do trabalho destas famílias.

 

A organização do evento salienta que todas as ações da Semana da Alimentação respeitam os protocolos e cuidados relativos a Covid-19. Todos(as) os(as) participantes fazem uso de máscara, álcool em gel e mantém o distanciamento social. É importante destacar que a Semana da Alimentação e/ou Dia Mundial da Alimentação é um momento onde se sucede maior visibilidade ao tema, contudo entidades, gestores, organizações, a sociedade, todos nós devemos estar atentos sobre as realidades que se apresentam e agir. As ações de combate à fome, políticas públicas voltadas para garantia do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas (DHANA) de todos e todas, bem como a promoção de uma alimentação adequada e saudável são temas importantes que precisam ser discutidos, planejados, mas para além disso, devem resultar em ações positivas, efetivas e transformadoras.

 

Divulgação: Comissão Organizadora da Semana da Alimentação Saudável de Erechim