Prefeitura Municipal de Erechim - Caminhada do Outubro Rosa é transferida para o fim do mês
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15724/caminhada-do-outubro-rosa--transferida-para-o-fim-do-ms

07/10/2021

Caminhada do Outubro Rosa é transferida para o fim do mês

Caminhada do Outubro Rosa é transferida para o fim do mês

A caminhada de divulgação da campanha ‘Outubro Rosa’, foi transferida devido à instabilidade do tempo. A ação foi remarcada para o dia 29 de outubro, às 9h com saída na Praça Boleslau Skorupski (do Tanque) até a Praça da Bandeira. Confira as demais atividades da programação:

Além disso, a Prefeitura de Erechim, através de diversas Secretarias Municipais, da Coordenadoria da Mulher e do Hospital Santa Terezinha está realizando diversas ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

 

Secretaria de Saúde

 

Em todas, UBS’s são realizadas coletas de materiais para exames de Papanicolau, solicitação de Mamografia. As coletas são realizadas todos os dias, conforme rotina e agendamento da unidade.

 

Todas terças, quartas e quinta-feiras, na Unidade de Referência em Saúde, popularmente conhecida como UPA e na UBS Progresso, têm horário de atendimento ampliado, das 17h até às 19h, para coleta de exames preventivos: papanicolau, solicitação de mamografia, destinado preferencialmente a mulheres que por algum motivo não conseguem realizar os exames nos horários de atendimentos das UBS’s.

 

Todas as segundas e terças-feiras, pela manhã, no Centro de Referência da Mulher (CRM), têm coleta, por agendamento do exame preventivo papanicolau, solicitação de mamografia, destinado preferencialmente a mulheres 25 a 64 anos.

 

Os agentes comunitários de saúde, em suas visitas domiciliares, estão abordando o tema de conscientização das mulheres que estão com seus exames atrasados, para que realizem os mesmos, salientando a idade de 25 a 64 anos.

 

Secretaria de Assistência Social

 

Estão sendo realizadas palestras ao público assistido pela Política de Assistência Social, principalmente nos três Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Nos locais também vão ser realizadas ações de cortes de cabelos para doação para confecção de perucas. Já a Coordenadoria da Mulher, em parceria com a SUSEPE, desenvolveu a exposição fotográfica “Projeto Feminino e o Cárcere”, com exposições em locais citados acima na programação.

 

Hospital Santa Terezinha

 

O Hospital Santa Terezinha também desenvolve ações internas em alusão a data. Durante todo mês, são disponibilizados exames de mamografias para funcionárias e designer e micro pigmentação de sobrancelhas para as pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Além disso, também estão sendo realizadas ações para pacientes em tratamento de câncer, com voluntários, música e palestras.