Prefeitura Municipal de Erechim - Projetos que vão além do ambiente escolar, EMEF Dom Pedro II trabalha técnica de ‘amigurumi’ com as mães dos estudantes
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15694/projetos-que-vo-alm-do-ambiente-escolar-emef-dom-pedro-ii-trabalha-tcnica-de-amigurumi-com-as-mes-dos-estudantes

01/10/2021

Projetos que vão além do ambiente escolar, EMEF Dom Pedro II trabalha técnica de ‘amigurumi’ com as mães dos estudantes

Atividades com os estudantes, mas também com a família. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II no Bairro Progresso as atividades buscam proporcionar a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, oportunizando novos horizontes pessoais e culturais, além de buscar a formação na sociedade. A escola atende 511 estudantes entre os níveis do Ensino Fundamental I e II, sendo o Ensino Fundamental I do 1° ao 5° ano pela parte da tarde, e Ensino Fundamental II do 6° ao 9° ano pela parte da tarde. São 41 professores, um auxiliar de disciplina, três cozinheiras, oito auxiliares de limpeza e quatro estagiários.

 

A professora de apoio comunitário, Gertrudes Plucinski comenta que dentro das atividades do Programa Castelinho que são desenvolvidas diversas atividades com as crianças, entre elas dança, futsal e teatro, as mães dos estudantes também podem participar de uma atividade. “Eu desenvolvi a técnica do ‘amigurumi’ com as mães dos estudantes. Eu percebi que algumas mães são bem parceiras e criei esse projeto, estamos hoje com cinco mães participando toda terça-feira dos encontros. Eu ensino elas a fazer os bonecos porque é uma coisa que eu gosto de fazer e ensinar as pessoas, e isso pode se tornar uma fonte de renda para essas mulheres”, conclui. 

 

Revisão das atividades no ambiente escolar

 

Buscando suprir as lacunas dos anos anteriores, os professores junto com os estudantes trabalham em sala de aula o reforço dos conteúdos anteriores, mas também estimulam o interesse e engajamento nas atividades para trabalhar conceitos trabalhados em aula e associá-los com novas aprendizagens.

 

A vice-diretora do Ensino Fundamental I Ana Paula Barrionuevo, explica que essas atividades são voltadas ao cuidado e conhecimento dos estudantes. “Por exemplo nos utilizamos o tema da prevenção da Covid-19 em sala de aula, então as professoras de ciências promoveram palestras e conversa com os estudantes. Nos organizamos toda a escola dentro do plano de contingência de prevenção também para os estudantes voltarem ao ambiente escolar”, finaliza. 

 

A coordenadora do Ensino Fundamental II Raquel Dall Agnol, explica que o foco do ano letivo é a retomada das atividades. “O nosso foco de manhã para o Ensino Fundamental II é a revisão dos conteúdos, preencher essa lacuna da defasagem do aprendizado que ficou do ano passado, porque a gente percebe que são gritantes as dificuldades”, conclui.

 

Atendimentos odontológicos

 

A vice-diretora do Ensino Fundamental II Daniele Studzinski, explica que a escola oferece aos estudantes e familiares atendimentos odontológicos no ambiente escolar. “Nós temos dois dentistas na escola que fazem a prevenção, então se a criança está com dor de dente, precisa fazer limpeza, a gente oferece esse atendimento e leva elas até a sala de atendimento. As vezes até a família dos estudantes vem procurar atendimento aqui na escola”, conclui.

 

A escola fica localizada na Rua João Francisco Busatta, 121, Bairro Progresso. O telefone para contato é o (54) 3520-7071 ou pelo e-mail emef.dpedro@erechim.rs.gov.br.