Você está em: Home / Notícias / Inauguração de Meliponário integra Semana de Meio Ambiente

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

MEIO AMBIENTE
23 de Setembro de 2021

Inauguração de Meliponário integra Semana de Meio Ambiente

Integrando as atividades da Semana Municipal de Meio Ambiente, foi inaugurado na manhã de quarta-feira (22), um Meliponário de abelhas nativas sem ferrão, junto ao Parque Longines Malinowski.

O Meliponário será utilizado como ferramenta de educação ambiental em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, as abelhas nativas sem ferrão são inofensivas e extremamente importantes para a polinização.

“Por isso incentivamos a criação destas abelhas nas áreas de cultivo e manejo orgânico e agroflorestal e também destacamos que é possível, mesmo em pequenos espaços, como jardins e quintais das casas, começar a criar essas abelhas”, disse o secretário.

Além disso, vale ressaltar que o Parque Longines Malinowski tem mais de 24 hectares que preservam um fragmento do bioma mata atlântica. “A mata atlântica é constituída por muitas espécies, então quando maior a diversidade de abelhas nativas, maior a influência na reprodução de espécies que estão ameaçadas e mais equilibrado é o ambiente florestal”, finaliza Cristiano Moreira.