Prefeitura Municipal de Erechim - Inauguração de Meliponário integra Semana de Meio Ambiente
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15666/inaugurao-de-meliponrio-integra-semana-de-meio-ambiente

23/09/2021

Inauguração de Meliponário integra Semana de Meio Ambiente

Integrando as atividades da Semana Municipal de Meio Ambiente, foi inaugurado na manhã de quarta-feira (22), um Meliponário de abelhas nativas sem ferrão, junto ao Parque Longines Malinowski.

O Meliponário será utilizado como ferramenta de educação ambiental em parceria com o Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, as abelhas nativas sem ferrão são inofensivas e extremamente importantes para a polinização.

“Por isso incentivamos a criação destas abelhas nas áreas de cultivo e manejo orgânico e agroflorestal e também destacamos que é possível, mesmo em pequenos espaços, como jardins e quintais das casas, começar a criar essas abelhas”, disse o secretário.

Além disso, vale ressaltar que o Parque Longines Malinowski tem mais de 24 hectares que preservam um fragmento do bioma mata atlântica. “A mata atlântica é constituída por muitas espécies, então quando maior a diversidade de abelhas nativas, maior a influência na reprodução de espécies que estão ameaçadas e mais equilibrado é o ambiente florestal”, finaliza Cristiano Moreira.