Você está em: Home / Notícias / Projeto de reabertura do Castelinho será encaminhado a LIC-RS

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
06 de Setembro de 2021

Projeto de reabertura do Castelinho será encaminhado a LIC-RS

A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, ainda no início do ano, depois de cumpridas as fases do projeto restauro, reocupação e reabertura do Castelinho, submeteu a proposta ao Edital de Convênio do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que visa ressarcir a coletividade por danos causados. No total, foram 73 projetos inscritos. A proposta de convênio enviada pela Prefeitura de Erechim concorreu com outros 14 projetos, que se encaixam na modalidade ‘Propostas de Convênios – Projetos Estruturantes’, e, infelizmente, não foi contemplada pelo Conselho Gestor do Fundo que se reuniu no dia 19 de agosto.

 

A proposta para restauro, reocupação e reabertura do Castelinho previa o financiamento da obra, onde o FRBL aportaria o valor de aproximadamente R$ 3.200.000,00, com contrapartida do município de R$ 400.000,00. O projeto vencedor deste edital, foi proposto pela Secretaria de Segurança Pública do RS, para aquisição de seis viaturas autobomba tanque, para reequipar o Corpo de Bombeiros de seis municípios, que operam atualmente com os caminhões mais antigos do Estado.

 

O projeto enviado pelo município, entretanto, ficou muito bem avaliado, com pontuação 9. Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves, o Projeto Executivo, desenvolvido pela equipe da pasta e encaminhado também ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (IPHAE), não vai parar. O projeto será submetido à Lei de Incentivo à Cultura do Estado (LIC-RS). “É uma lástima que um projeto tão abrangente como este não tenha sido contemplado, mas seguimos buscando outras formas de financiamento para concretizar essa obra”, explica o secretário.