Prefeitura Municipal de Erechim - Conheça o CAPSad – Serviço de Atenção Especializado em álcool e outras drogas oferecido à população de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/15596/conhea-o-capsad--servio-de-ateno-especializado-em-lcool-e-outras-drogas-oferecido--populao-de-erechim

03/09/2021

Conheça o CAPSad – Serviço de Atenção Especializado em álcool e outras drogas oferecido à população de Erechim

O CAPSad constitui-se em serviço ambulatorial de atenção diária e serve como a porta de entrada dos usuários de álcool e drogas que buscam atendimento espontaneamente.

 

A unidade foi implantada no município de Erechim em 2008 e está voltada para o atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, dentro dos preceitos da Reforma Psiquiátrica Brasileira e do SUS – Sistema Único de Saúde.

 

Conforme a diretora de Saúde Mental, Juliana Deboni, o espaço tem responsabilidade de organizar a demanda e a rede de instituições de atenção a usuários de álcool e drogas, no âmbito do seu território. “O CAPSad é um serviço aberto e territorializado para ofertar atenção às pessoas que usam drogas considerando seus processos de sofrimento e adoecimento e promovendo cidadania e autonomia”, explica. O CAPSad adota ainda a concepção ampliada de redução de danos, buscando contribuir para o acolhimento, o cuidado, a construção de vínculos sociais, a cidadania, a autonomia, o protagonismo dos usuários e a redução de riscos e danos associados ao uso de drogas, sem exigir a abstinência como condição ou meta exclusiva de suas práticas.

 

A coordenadora do serviço, a enfermeira Sônia Ferreira destaca a importância do espaço de saúde. “O CAPSad constitui-se como um campo de práticas comprometido com a produção de saúde e de vida das pessoas que usam drogas”, pontua. O local funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem fechar ao meio dia, não sendo necessário agendamento prévio.

 

As oficinas e demais atividades coletivas, ocorrem com horários pré-determinados, sendo eles:

O CAPSad fica localizado na Rua Clementina Rossi, 438, no Bairro Bela Vista. O telefone para contato é o (54) 3520-7238, também com aplicativo WhatsApp.